terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Volta às aulas - O meu filho corre perigo? - Parte 2




Fonte: DNT - Revisado por Grupo CMA Serviços

Como descobrir se o seu filho corre perigo?
 
A seguir, enumeramos algumas dicas para que os pais possam acompanhar o conteúdo acessado pelos filhos na internet:

- Estipule horários, examine o que seu filho faz e os amigos com quem anda;

- Instale o computador em área da casa onde a família circule;

No caso de filhos adolescentes:
- Não permita que o seu filho vá dormir com um aparelho móvel com acesso a internet. Imponha um horário.
(Em muitos casos, aparelho móvel tem sido o grande vilão)

- Instale nos aparelhos móveis eletrônicos um programa antivírus que rastreia tudo o que o seu filho vê, escreve e recebe. 

Mesmo que mude o Chip do aparelho, o antivírus estará instalado no software do aparelho, e não no Chip. (Tudo isso pode ser acessado por você online, de onde você estiver, sem que o seu filho saiba. Recomendamos que você converse com o seu filho de uma forma amigável e calorosa caso descubra algo constrangedor, pois você também foi jovem um dia, e o seu filho vai ficar chateado de descobrir que você andou sondando a privacidade dele. Por isso saiba conversar com ele. Considere pacientemente com ele o seu grau de preocupação e a sua vontade de protegê-lo, porque você o ama e que ele pode confiar em você.)   "

- Acompanhe a criança quando utilizar computadores de bibliotecas;

- Navegue na internet algum tempo com a criança. Se você é pouco familiarizado com a internet, peça para seu filho ensiná-lo a navegar. Navegue, veja como a rede funciona e o que ela proporciona às pessoas;

- Opte por programas que filtram e bloqueiam sites;

- Dedique tempo para navegar com seu filho. Divirta-se com ele pela rede, conheça os sites preferidos, os programas que ele usa e as atividades que faz enquanto está online. Quem sabe você mesmo conseguirá, com o tempo, propor sites e atividades interessantes para a criança na rede.

- Ensine seus filhos a fazerem um uso responsável dos recursos online. Afinal, há muito mais na rede do que salas de chat. Caso encontre algum material ofensivo, aproveite a oportunidade para explicar à criança os motivos de o material ser inapropriado e como ela deve proceder.

- Explique que há homens e mulheres mal-intencionados na Internet. Aproveite para passar a velha ideia do “não fale com estranhos”, que pode ser muito bem aplicada à comunicação virtual: ensine a criança a não fornecer informações pessoais como nome, endereço e escola em que estuda em conversas pela Internet, a não enviar fotos para pessoas que conheceu pela Internet e a não receber dessas pessoas nenhum tipo de arquivo.

- Conheça os amigos que a criança faz no mundo virtual. Assim como podem surgir boas e duradouras amizades, também podem aparecer pessoas com más intenções. Explique a ela que as coisas vistas e lidas na Internet podem ser verdade, mas também podem não ser.

- Não permita que seus filhos marquem encontros com desconhecidos com quem travaram contato pela Internet sem o seu conhecimento. Se você permitir que o encontro seja marcado, que seja em um local público. E, claro, acompanhe seu filho.

- Evite colocar o computador no quarto dos seus filhos. Dê preferência à sala ou a algum outro cômodo da casa que proporcione a navegação à vista da família e a livre circulação no ambiente. Assim você poderá ver de perto o que seu filho anda acessando.
 ("Isto vale para os celulares, smartphones, ipad´s, ipod´s, que possuem acesso à internet.")

- Converse e estabeleça regras e limites para o uso da Internet, adequadas à idade da criança. Fixe um horário ou tempo limite de acesso, converse sobre os sites e serviços que ela pode ou não pode usar e explique o motivo. Monitore o uso de salas de bate-papo e de comunicadores instantâneos.

- Use os recursos que seu provedor de acesso puser ao seu dispor para bloquear o acesso a todo e qualquer site ou conteúdo que considere inapropriado para o seu filho. Você também pode utilizar programas de filtragem de conteúdo que estão disponíveis na Internet.

- A comunicação é fundamental. Mais do que qualquer programa ou filtro, a conversa sincera entre pais e filhos ainda é a melhor arma para enfrentar os perigos da pedofilia – e muitos outros.

- Denuncie atividades suspeitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário