quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Delegada dá a dica para você se proteger

Matéria tirada do site: http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6401:-delegada-oferece-dicas-de-seguranca-durante-as-ferias&catid=40:social&Itemid=215


Delegada oferece dicas de segurança durante as férias


O Período de férias requer atenção redobrada na hora de viajar e deixar a casa, o que levou a delegada geral de Polícia em exercício, Eliane Gonçalves a oferecer dicas de segurança ao cidadão. Segundo ela, é justamente nesta época em que bandidos tiram proveito para invadir e furtar residências abandonadas à sorte de seus proprietários.

A delegada observa que no período de férias muitos aproveitam para viajar e começar o ano novo descansado. Mas antes de sair de férias é recomendável que o cidadão tome algumas precauções e redobre a segurança da residência durante os dias de ausência para que possam viajar mais tranquilos.

“Esse período de férias cria oportunidade para pessoas mal intencionadas se aproveitarem de proprietários que deixam suas casas abandonadas. É importante que tenham atenção redobrada e assim evitem constrangimentos futuros”, disse.

Entre as dicas de segurança, a importância da visita regular de alguém de confiança à propriedade. Ter um bom relacionamento com os vizinhos é de extrema importância, pois assim terão pessoas que estarão atentas, quando de sua saída da cidade.

“Avisar sobre a viagem aos vizinhos, além de sempre deixar pessoas de confiança em casa enquanto viaja é uma dica muito importante” observa.

Para a delegada, não é somente no período de férias que as pessoas devem redobrar a segurança, o cuidado, segundo ela, deve ser diário.

“Antes de dormir verificar se as portas e janelas estão bem trancadas é um hábito que a pessoa deve ter. É importante que cidadão se organize para ter segurança em sua casa e pequenas atitudes fazem a diferença. Por exemplo, colocar as chaves da casa, do carro, do alarme do portão, guardados em lugares seguros, sem estar visível e de fácil acesso”, disse.

Eliane Gonçalves disse que atualmente muitas pessoas têm adquirido aparelhos de segurança e instalando em suas casas e, entre as dicas para deixar a residência mais segura, está, também, avisar a polícia quando forem observados veículos desconhecidos estacionados próximo a sua residência, manter o jardim aparado e cuidado, observar o movimento da rua antes de entrar e sair de casa e sempre solicitar referências confiáveis de empregados.

A delegada observa que muitas vezes o proprietário da casa tem atitude que facilita a ação de criminosos, como deixar escadas ou objetos que podem facilitar o acesso à sua casa.

“Muitas pessoas deixam escadas escoradas no muro da casa, facilitando a ação de pessoas mal intencionadas. Outra situação que temos visto é que muitos têm deixado os portões de suas casas abertos, com as portas das casas também. Às vezes estão entretidos fazendo algumas tarefas, quando a casa é invadida por criminosos e é difícil de evitar o ataque desta forma. Há outros que guardam muito dinheiro em casa, essas pessoas devem guardar o dinheiro no banco”, disse.

Eliane Gonçalves orienta ainda que ao verificar se houve furto ou roubo, a pessoa deve preservar o local para futura perícia, pois desta forma a Polícia pode ter acesso a possíveis vestígios do que aconteceu e como chegar a quem cometeu o crime. Inclusive, alerta, a pessoa não deve reparar nem o arrombamento, caso ocorrido, até que a perícia seja feita.

A delegada Geral em exercício disse ainda que para proteger a casa durante as viagens de férias é interessante suspender assinatura de jornal e revista, para evitar o acúmulo visível na caixa do correio ou na porta da casa; Pedir a parentes para recolher a correspondência.

Manter a luz acesa durante a noite, segundo a delegada até pode enganar, mas durante o dia ela denuncia a ausência de proprietários; Avisar vizinhos de confiança ou parentes e pessoas próximas que possam visitar regularmente a propriedade durante esse período; Deixar um telefone para contato caso eles precisem alertar os donos sobre algo.

“Para quem tem mais condições financeiras, também é recomendado que invista em dispositivos e aparelhos de segurança como câmeras e alarmes e, devem deixar o telefone da empresa com uma pessoa de confiança, para ao disparar o alarme seja tomada providência imediata e assim evitar que o dispositivo fique tocando e incomode a vizinhança”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário