sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CLONARAM MEU CPF - Como se proteger!


Já aconteceu de você, caro leitor, ser surpreendido ao pagar uma conta com cartão de crédito ou emitir um cheque no balcão, e o estabelecimento recusar?

Que desagradável, não é mesmo? 

E se isso acontecesse num momento em que você estivesse longe de casa, viajando com a família?

Que situação constrangedora, ainda mais se você estivesse dependendo disso para seguir viagem.

Por isso que hoje, gostaríamos de tratar deste assunto, conforme matéria abaixo.

Existem outros prestadores de serviços que prometem prestar este auxilio gratuitamente, mas vai de você pesquisar e fazer uma análise séria se tais serviços são seguros ou não.

Tenha uma boa leitura.

Fonte: SERASA
 
O que é o Me Proteja?
 
MeProteja é o serviço de acompanhamento instantâneo do CPF, desenvolvido pela Serasa Experian. Com ele, você tem a tranquilidade de saber sobre qualquer alteração que acontece no seu CPF, seja ela uma empresa aberta ou uma linha telefônica ativada em seu nome, ou se uma empresa consultou ou incluiu seu CPF em nossas bases.

Por que eu preciso do MeProteja?
 
O MeProteja é ideal tanto para pessoas que querem acompanhar alterações no seu CPF ou proteger-se contra fraudes principalmente quando perdeu ou teve seus documentos ou cheques roubados ou furtados.

Seus documentos, quando roubados ou perdidos, podem ser usados para a abertura de contas, solicitação de crédito ou empréstimos.

Com o MeProteja, nós lhe enviaremos um e-mail e/ou uma mensagem de texto via celular (SMS) sempre que alguém consultar seu CPF. Caso haja dúvidas sobre o alerta emitido, nossa Central de Relacionamento para Clientes estará a sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso.

Como funciona o MeProteja?
 
Você recebe a cada 15 dias um e-mail contendo um relatório com as informações de seu CPF. Se existem anotações de: pendências financeiras, cheques sem fundos, protestos, se você tem participação societária em empresa, participação em falência e ainda informa os telefones fixos que constam em seu nome. E se houver alguma alteração fora dos dois e-mails regulares você receberá outro e-mail ou seja você acompanha seu CPF 24 horas por dia.

O que você fica sabendo com o MeProteja:
  • Se o seu nome está limpo
  • Se uma dívida sua foi quitada
  • Quais telefones estão em seu nome na lista de telefonia pública, mesmo os telefones que alguém criou em seu nome (com ou sem a sua autorização)
  • Qual é sua participação em uma empresa, se você for sócio, ou se alguém abrir uma empresa em seu nome (com ou sem a sua autorização)
  • Ações judiciais e protestos em seu nome, mesmo aqueles que podem ter sido gerados em virtude do roubo e/ou perda de seus documentos
  • Se alguma empresa consultou sua situação (Exclusivo para planos Semestral e Anual), incluindo consultas feitas em seu CPF sem o seu conhecimento, o que pode significar uma tentativa de fraude

Você receberá um e-mail com seu relatório imediatamente após a compra. Depois disso, você começa a receber relatórios a cada 15 dias e também assim que houver alguma alteração em seu nome.

Como posso contratar o serviço?
 
Você pode contratar o serviço MeProteja pela Internet, 24 horas por dia, no endereço www.serasaconsumidor.com.br/meproteja, ou pela Central de Vendas, pelo telefone 0800-773-7728, em horário comercial.

Quais são os planos e qual a periodicidade dos relatórios?
 
Há planos mensal, trimestral, semestral e anual. A periodicidade de recebimento do relatório é a cada 15 (quinze) dias, ou quando houver alguma alteração no seu CPF.

Em quanto tempo, após realizar a compra do serviço, receberei as informações?
 
Você receberá o 1º relatório em até uma hora se a compra for efetuada pelo Cartão de Crédito, ou em até 2 dias úteis, se a compra for efetuada por boleto bancário. Com isso, você receberá um e-mail e um sms (conforme pacote escolhido) com os dados atuais do seu CPF, isto é, uma fotografia do seu cadastro no momento da contratação do serviço. A partir daí, qualquer alteração identificada em seu Cadastro será comunicada automaticamente.

Quais são as coberturas do MeProteja?

Resumo
 
Você será o primeiro a saber da inclusão de uma anotação negativa em seu nome ou exclusão da mesma e poderá checar olhando seu relatório. Uma anotação negativa que você desconhece pode indicar que seu CPF está sendo utilizado por estelionatários. Conhecer este fato antecipadamente acelera a solução do problema. Além de avisos sobre inclusões de anotações, o MeProteja avisará você também por e-mail sempre que houver uma exclusão de anotação negativa.

Pendências Financeiras
 
Apresenta as pendências financeiras, ou seja, contas não paga que entraram na base de dados da Serasa Experian enviadas pelo credor.

O cidadão com pendência bancária ou financeira, cuja característica é a de dívida existente e vencida, ao ter a ocorrência nos computadores da Serasa Experian será comunicado por carta, via correio, na qual será identificada a instituição ou empresa onde foi gerada a dívida.

Cheque sem fundos
 
Se o cidadão emitir um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes pelo Banco, a ocorrência passará a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), do Banco Central. O dado será repassado para a Serasa Experian, que o disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito, na maioria dos casos por meio de vendas a prazo.

Protesto
 
Se, por qualquer motivo, o cidadão deixar de pagar uma dívida assumida, a empresa poderá protestar o título em cartório. Este fato será comunicado pelo Cartório de Protestos à Serasa Experian, que armazenará a informação em seu Banco de Dados e a disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito.

Ação Judicial
 
Se o cidadão for réu em uma ação distribuída que se refere à execução de dívida ou de busca e apreensão de bens ou, ainda, se for pedida a falência de uma empresa na qual o cidadão tenha participação societária, a informação será repassada pelo Fórum ao Banco de Dados da Serasa Experian, que a disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito.

Participação em falência
 
Se uma pessoa tem participação em uma empresa e a mesma decreta falência, é emitida uma anotação em nome deste CPF.

Falência é um processo de execução coletiva em que todos os bens do falido (empresa comercial decretada sem condições de pagar suas dívidas) são arrecadados para uma venda judicial forçada, com a distribuição proporcional entre os credores/fornecedores/funcionários/impostos.

Participação societária
 
Mostra alteração no percentual de participação, entrada ou saída de uma pessoa que é sócia de uma empresa. Esta informação é muito importante pois previne contra possíveis fraudes. Por ex: se um CPF não tem participação em empresa e aparece esta informação, alguém pode ter usado os documentos para abrir uma empresa e, com este relatório, é possível saber muito rápido e tomar providencias.

Meus telefones em listas públicas
 
Mostra os telefones fixos que uma pessoa é titular (tem em seu nome), que constam na lista de telefonia pública. Ser avisado sobre os telefones fixos indicados em seu cadastro previne a ocorrência de fraude pois grande parte das fraudes acontece porque um estelionatário instala um telefone fixo em seu nome e esta conta serve como comprovante de residência, que é solicitado para: financiamentos, compras de alto valor etc.

Gostaria de renovar meu contrato. O que devo fazer?
 
Independente do prazo contratado, você receberá um e-mail avisando 5 (cinco) dias antes do vencimento do contrato informando sobre a possibilidade de renovar o contrato.
Se tiver efetuado o pagamento por boleto, enviaremos o link de um novo boleto.
Já se tiver efetuado o pagamento com cartão de crédito, a renovação acontecerá automaticamente.

Consultaram meu CPF e recebi um aviso de consulta. Isso significa que fui vítima de fraude?
 
Não. Existem diversos motivos pelos quais algumas empresas efetuam consultas ao seu CPF de forma legal. Entretanto, realmente podem ocorrer situações em que a intenção da consulta é a pratica de uma ação ilegal. Neste momento, o MeProteja lhe ajudará.

Veja alguns motivos em que o seu CPF pode estar sendo consultado de forma legal:
  • Você está fazendo uma renovação de seguro de casa, carro, vida etc. A empresa seguradora pode verificar qual situação financeira;
  • Empresas que estão lhe fornecendo crédito e desejam saber qual a situação do seu CPF;
  • Empresas que estão lhe vendendo produtos de forma parcelada ou com pagamento de cheques e desejam saber seu histórico de pagamento;
  • Empresas que veem você como um possível futuro cliente (prospect) para determinados produtos ou serviços.

Caso você desconheça alguma ação como as exemplificadas acima, que justifique uma consulta a seu CPF, isso pode indicar uma situação de risco e que deve ser tratado com mais cuidado por você, uma vez que alguém pode estar utilizando seu CPF para obter serviços sem sua autorização.

Isso não significa que a empresa que está consultando o seu CPF é quem está tentando utilizá-lo de forma indevida. Esta empresa pode estar também sendo fraudada pelo uso indevido do seu CPF.

Nestes casos, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que consultou seu CPF e solicitar informações sobre o motivo desta consulta. Com uma simples consulta na internet você encontra telefone de contato, endereço e ramo dessas empresas.

Caso você necessite de orientações adicionais, poderá também entrar em contrato com Central de Relacionamento para Clientes da Serasa Experian, pelo telefone 3003-6300. Lembrando sempre que detalhes sobre o motivo destas consultas, ou maiores detalhes sobre as empresas, somente são de conhecimento da própria empresa que efetuou estas consultas.


Não estou conseguindo comprar pela Internet. O que faço?
 
Neste caso, entre em contato com nosso televendas, pelo telefone 0800-773-7728.

Posso comprar o MeProteja para outra pessoa ou parente?
 
Não. Por razões de segurança, somente o titular do CPF pode comprar o serviço. Os dados são confidenciais e a Serasa Experian preza pela utilização adequada e legal dessas informações.

Por que não estou recebendo o relatório do MeProteja por e-mail?
 
O não recebimento do relatório do MeProteja pode ser por algum dos seguintes motivos:

e-mail incorreto
 
Você pode ter digitado seu e-mail incorretamente no cadastro. Caso isto tenha ocorrido, entre em contato com nossa Central de Relacionamento para Clientes.

caixa de e-mail lotada
 
Sua caixa de e-mail está lotada, não permitindo o recebimento de nenhuma nova mensagem. Neste caso, procure limpar, ou seja, excluir e-mails antigos, liberando espaço de memória.

filtro de spam:
 
Todo e-mail que você recebe passa pelo filtro anti-spam do seu provedor (Gmail, Hotmail, Yahoo etc), com a finalidade de eliminar e-mails incômodos e inconvenientes. Dessa maneira, qualquer e-mail padronizado pode ir direto para a pasta de Lixo Eletrônico. Verifique se o seu relatório não está lá.

Porém, fique atento: a maioria das pastas de Lixo Eletrônico mantém os e-mails por um prazo de 10 dias. Após este período, geralmente, a mensagem é excluída automaticamente.

Para evitar que isto aconteça no futuro, coloque
meproteja@br.experian.com na lista de endereços confiáveis (safe list). 

Mais informações detalhadas e interessantes no site do Serasa.

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