quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O que é Sistema via GPRS?

A maioria de nossos clientes conta com esta tecnologia. Por isso entenda o que é um sistema GPRS.
Boa leitura.

Foto: www.grupocmaservicos.com.br


Fonte: ITS

O que é GPRS?

Com o crescimento da internet, os usuários de telefones móveis passaram a demandar acesso à internet através do celular.

O problema é que a segunda geração de celulares preparou-se para oferecer telefonia digital, mas não para acessar a internet.

A internet transporta dados por pacotes, através do protocolo IP e para que a rede móvel seja adequada à internet, era preciso que os dados fossem organizados e transportados também em pacotes.

Foi criada então a tecnologia GPRS (de General Packet Radio Services ou Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), cuja finalidade é possibilitar o tráfego de dados por pacotes para que a rede de telefonia celular possa ser integrada à internet.

O sistema GSM com o GPRS integrado recebeu o nome de geração 2.5G, tendo sido uma evolução importantíssima para a comunicação de dados móvel. O GPRS permite taxas de transferência em torno de 40 kbps.

Antes do GPRS, a transmissão de dados era feita pela tecnologia GSM pela comutação de circuitos, isto é, uma conexão entre dois aparelhos era estabelecida, e em seguida a comunicação era feita de forma ininterrupta. 

Com o advento do GPRS, passou a se utilizar a comunicação de dados por comutação de pacotes, onde a informação é dividida em vários pacotes na origem, transmitida e remontada no destino.

Cada pacote leva o endereço do destino bem como a informação para montagem no destino. Cada pacote é transmitido pela rede de telefonia celular (e internet se for o caso), até chegar ao destino, através de caminhos diferentes (estipulados por aparelhos denominados roteadores).

A própria Internet é baseada nesse princípio, de quebra em pacotes, para envio de dados entre origem e destino. A vantagem disso, é que os recursos de transmissão são utilizados apenas quando os usuários estão enviando ou recebendo dados.

Ao invés de dedicar um canal para um usuário por um determinado período de tempo, o canal pode ser compartilhado entre vários usuários.

Posteriormente ao GPRS, veio a tecnologia EDGE de maior velocidade, e em seguida veio o padrão 3G, com taxas bem mais elevadas de transmissão de dados.

Entretanto, por questões de benefício/custo, a tecnologia GPRS é a mais utilizada na comunicação de dados no rastreamento de frotas.

Como a tecnologia GPRS utiliza a estrutura montada na rede GSM, sempre que se fala em transmissão de dados pela telefonia celular por GPRS, costuma-se referir-se à ela pela sigla “GSM/GPRS”.

 

Um sistema de rastreamento permite aplicações de segurança, com controle e atendimento de alarmes e emergências, além de aplicações de logística, com definição de rotas e tempos, correção de percursos e definição de áreas com permissão, entre outros.

É uma ferramenta indispensável para o gerenciamento da operação com informações precisas e invioláveis.

Análise Grupo CMA Serviços: Por isso que recomendamos à todos os nossos clientes que além de possuir um sistema de alarme com GPRS, também contrate o serviço de monitoramento de alarme, para que haja uma proteção adequada, minimizando fortemente as possibilidades de um furto ou roubo em empresas, escritórios, salas comerciais, residências e apartamentos, também como em condomínios horizontais e verticais.

O sistema de alarme com GPRS proporciona uma melhor segurança em relação à um sistema de alarme que conta apenas com controle remoto e conectado à linha de telefone comum, pois se a operadora tiver algum problema na linha física, ou se alguém cortar o fio do telefone no poste, o cliente não terá o alarme funcionando. E se este cliente não for monitorado, pior ainda, pois ninguém ficará sabendo que sua casa ou comércio está sendo violado.  

Caso seja monitorado, assim que a comunicação entre central de monitoramento e ponto do alarme for interrompida, a central estará enviando automaticamente um agente até o local.

Por isso, fica a dica:

Escolha um sistema de alarme que realmente proporcione à você segurança, e o mais importante, escolha uma empresa que já possui experiência comprovada no ramo de segurança.

Veja o passo à passo deste sistema em nosso site:

http://www.grupocmaservicos.com.br/monitoramento

Sem mais, atenciosamente,

Grupo CMA Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário