Se liga na dica de hoje:
Capacete: é o componente mais importante, justamente porque protege um
órgão vital, que é a cabeça.
Os capacetes podem ser integrais com a queixeira fixa ou abertos
com a queixeira removível e sem viseira. O endurista pode aterrissar de nariz
no chão, ai! entra em cena o componente queixeira, sendo portanto o tipo de
capacete mais indicado.
Óculos: para acompanhar o capacete deve ser escolhido um bom par de
"óculos protetores", que é um item importante de segurança para os
olhos do piloto.
Colete: descendo mais, o endurista deve proteger o tórax e os ombros com
o colete de plástico, este mostra-se útil nas capotagens e também nas eventuais
colisões com galhos de árvores ou quando a moto da frente arremessa pedras,
pela força da tração da roda traseira, principalmente as motos especiais
(importada).
Camisa: para usar sob ou sobre o colete existem as camisas ventiladas,
próprias para motocross e ENDURO.
Cotoveleiras: Os cotovelos devem ter a proteção das cotoveleiras de plástico e
com elástico largo para fixar no braço, e deve fica bem firme no cotovelo.
Luvas: As mãos devem ser protegidas com luvas próprias de nylon e
elástico reforçadas com plástico ou couro por cima dos dedos. As luvas devem
ser resistentes e confortáveis, não podem dificultar os movimentos dos dedos.
Cinta abdominal: Na altura da cintura, pode-se utilizar uma cinta abdominal que
ajuda a manter a coluna reta e as vísceras bem firmes.
Calça: Na parte inferior do corpo, a proteção é garantida por uma boa
calça, com reforço nos quadris, que pode ser externamente ou internamente.
Normalmente a calça é composta por duas camadas de tecido, por fora é nylon ou
tecido resistente e por dentro tecido tipo véu que é para deslizar e não grudar
nas pernas, mesmo que o piloto passe em rios ou atoleiros.
Joelheira: pode-se usar joelheira de plástico por dentro da calça ou com
elástico largo que prende nas pernas. É um item indispensável justamente porque
os joelhos costumam ser alvos de sérias contusões de difícil recuperação. Estas
joelheiras ainda têm uma proteção para a canela. Existem joelheiras especiais
com barras de mentais nas laterais dos joelhos, que a função é não deixar o
joelho dobrar para os lados.
Botas: finalmente as botas são equipamento quase tão importante
quanto o capacete, mas que está na extremidade oposta. Os tombos em ENDURO
muitas vezes são imprevisíveis e não dá tempo para tirar o "pé da
reta", com isso, os pés, junto com os joelhos são os recordistas de
contusões. A melhor recomendação é não economizar na hora de escolher as botas.
Uma boa bota tem proteção nas canelas, tem ponteira de metal no bico da bota e
principalmente evita que o pé sofra torções laterais.
Um detalhe: verifique a sola da bota, porque existem modelos para o
motocross, com solado liso e para o ENDURO o ideal é o solado com ranhuras
(desenhado).
E o mais importante, jamais pilote sem qualquer um destes
equipamentos.
Mesmo com toda esta proteção, convém lembrar algumas regras de
segurança:
- Estes equipamentos não são armaduras e mesmo usando elas você
pode se machucar, portanto não abuse;
- Você não é o único na trilha e eles podem vir no sentindo
contrário;
- Não circule nas estradas de terra pela contramão e nunca ande em
fila dupla, as batidas frontais são as mais graves;
- Não tente descontar o atraso em trechos urbanos, existem outros
veículos e crianças brincando;
- Procure certificar-se de que a moto está em perfeitas condições
antes de entrar nas trilhas;
- E finalmente, cada um tem um limite de pilotagem, portanto ande
dentro do seu.
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isso, não perca as dicas importantes neste site www.trilhamotos.com.br
Aqui em nossa região existem trilheiros que curtem essas emoções
fora da estrada.
São eles,
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