terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Caiu no golpe do telefone? Então você não se ligou na dica!



Artigo escrito por:

Luciano G.F.

Investigador de Polícia - São Paulo - SP



DICAS PARA UTILIZAÇÃO DE APARELHOS TELEFÔNICOS



Hoje em dia ocorre um grande número de golpes que são aplicados via telefone. Esteja atento e oriente seus familiares e amigos para que não sejam vítimas. Se receber uma ligação de pessoa desconhecida, contando uma estória estranha não dê ouvidos. O melhor a fazer é dizer que você já conhece o golpe, que contatou a polícia e desligue o telefone.



Desaconselhamos que você mantenha na agenda de seu celular nomes e fotos de familiares, o que pode ser utilizado por criminosos especializados em sequestros.



Nunca forneça qualquer tipo de informação particular pelo telefone tais como números de RG ou CPF,conta de banco, senhas, entre outros.



Para evitar clonagem do celular, mantenha-o desligado nas proximidades de aeroportos e rodoviárias e, em caso de manutenção, utilize apenas lojas autorizadas pelas operadoras.



Atenção com o golpe de falso sequestro pelo celular. Não caia na conversa dos criminosos que ordenam depósitos imediatos.



Dirija-se imediatamente à Delegacia mais próxima e registre ocorrência.



Outro golpe comum é aquele que liga dizendo que algum parente vosso se envolveu em acidente de trânsito e pede uma quantia em dinheiro para evitar um processo e tal.



O uso do identificador de chamadas é um ótimo sistema para identificação de golpistas, trotes, ameaças, etc.



Não incentive o uso de telefone celular por crianças.



Lembre-se que ao aceitar conversar com um estranho pelo telefone, você pode correr o mesmo perigo de quem conversa com um desconhecido na rua.

Texto:
Grupo CMA Serviços

Se você receber em seu celular uma chamada de número privado, não tenha nem o trabalho de atender. Número privado é número que não pode ser visto, e se não pode ser visto, você não é obrigado a atender.

Quando você receber uma ligação e não tiver certeza que se trata de um golpe, para tirar esta dúvida, peça discretamente para que outro membro de sua família ou alguém próximo de você ligue no celular da pessoa que está sendo mencionada pelo golpista. Se a pessoa atender e disser que está tudo bem, você não precisa continuar no telefone com o golpista. Desligue imediatamente.

Jamais responda qualquer pergunta ou diga alguma informação que possa ser usado pelo golpista à fim de persuadí-lo a acreditar. Quando ele perguntar algo, seja curto e grosso: "Com quem você quer falar?" "Não, não tem ninguém com este nome! Até logo!"

Fazendo isso, golpe pelo telefone será bem sucedido só com quem estiver desinformado.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário