Fonte: Metropolitana
Corrigido e atualizado por Grupo CMA Serviços
1 – Se notar falta de seus documentos pessoais,
cartões magnéticos ou talões de cheques, dirija-se imediatamente à Delegacia de
Polícia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência;
2 – Em seguida, ligue para o Serasa (11 3373 7272 opção 4, e em seguida opção 0 ) e para Associação Comercial (0800 111 522), para registrar a subtração ou perda de seus documentos.
Dessa forma, os comerciantes filiados às duas entidades impedirão compras ou abertura de crédito em seu nome;
3 – No caso de subtração ou extravio dos cartões eletrônicos, comunique imediatamente o banco e a operadora de seu cartão de crédito;
4 – Providencie a segunda via de seus documentos o mais rápido possível;
5 – Mesmo depois de tirar a segunda via dos documentos, carregue cópia do boletim de ocorrência na sua carteira.
6 - Anuncie em murais e
comércios próximos ao lugar da perda e também nas redes sociais.
O boletim de ocorrência já
pode ser emitido direto pela internet, no site da Delegacia Eletrônica.
http://www.delegaciaeletronica.pr.gov.br/
O B.O.
Eletrônico, como é chamado, é uma evolução dos serviços públicos oferecidos
aos cidadãos, porém não são todos os casos de ocorrência que o registro on-line
aceita.
Para fazer esse
registro, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública para
os casos de:
- Furto de veículo
- Furto ou perda de documentos
- Desaparecimento de pessoas
- Furto ou perda de placas
- Furto ou perda de celular
Para casos mais graves, como roubos, ameaças,
violência e acidentes de trânsito, o registro do boletim de ocorrência
deve ser feito em um distrito policial ou uma delegacia.
Pedidos de segunda via
também só podem ser feitos pessoalmente.
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