segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Furto ou Roubo de Documentos Pessoais - O que eu faço?




Fonte: Metropolitana
Corrigido e atualizado por Grupo CMA Serviços

1 – Se notar falta de seus documentos pessoais, cartões magnéticos ou talões de cheques, dirija-se imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência;
 
2 – Em seguida, ligue para o Serasa (11 3373 7272 opção 4, e em seguida opção 0 ) e para Associação Comercial (0800 111 522), para registrar a subtração ou perda de seus documentos.
 
Dessa forma, os comerciantes filiados às duas entidades impedirão compras ou abertura de crédito em seu nome; 

3 – No caso de subtração ou extravio dos cartões eletrônicos, comunique imediatamente o banco e a operadora de seu cartão de crédito;

4 – Providencie a segunda via de seus documentos o mais rápido possível;

5 – Mesmo depois de tirar a segunda via dos documentos, carregue cópia do boletim de ocorrência na sua carteira.

6 - Anuncie em murais e comércios próximos ao lugar da perda e também nas redes sociais.

O boletim de ocorrência já pode ser emitido direto pela internet, no site da Delegacia Eletrônica. 
http://www.delegaciaeletronica.pr.gov.br/

O B.O. Eletrônico, como é chamado, é uma evolução dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos, porém não são todos os casos de ocorrência que o registro on-line aceita.

Para fazer esse registro, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública para os casos de:
  • Furto de veículo
  • Furto ou perda de documentos
  • Desaparecimento de pessoas
  • Furto ou perda de placas
  • Furto ou perda de celular
Para casos mais graves, como roubos, ameaças, violência e acidentes de trânsito, o registro do boletim de ocorrência deve ser feito em um distrito policial ou uma delegacia.

Pedidos de segunda via também só podem ser feitos pessoalmente.





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