quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A distração pode ser fatal...




 
Texto: Grupo CMA Serviços

Obs: Este texto embora de linguagem na pessoa masculina,  é de igual peso para as mulheres.

Todos os dias quando você acorda, quais são os seus objetivos? Com certeza são: ter um dia dinâmico, cheio de atividades sadias, cheio de novas amizades e descobertas fantásticas em sua área de trabalho.

Mas infelizmente, necessitamos que tudo em nossa volta esteja correndo bem, para então podermos desfrutar dos desafios diários que enfrentamos em nossa rotina.

É claro que não podemos controlar tudo. Não podemos evitar que coisas imprevisíveis aconteçam, mas podemos estar melhor preparados para elas.

Temos diversas situações diferentes durante o dia em que nos colocamos em risco.

Uma delas, por exemplo, é quando chegamos em casa a noitinha, depois de um dia de trabalho, ou mais tarde, depois da faculdade. 

Com certeza estamos de "um pouco" até "muito cansados", depende do organismo de cada um. 

Entre estas duas situações, o que queremos é apenas jantar e dormir. Alguns ainda pensam em resolver algumas pendências que ficaram no escritório, ou na escola. Nada contra, mas, o ideal seria se você se desligasse destes compromissos por dois bons motivos: 

1º - A sua família lhe espera para jantar e os seus filhos querem a sua atenção, ou você é solteiro e os seus pais estão acordados lhe esperando.

2º - Você precisa estar concentrado porque este é o momento em que você pode ser abordado por um estranho na rua. 

Para ajudar você a não perder o foco faça perguntas a si mesmo. Elas são tão importantes para verificar o seu nível de concentração que evitarão que você se distraia.

Estou concentrado no ambiente em minha volta? 

Sei realmente se algo está ou não tranquilo? 

Consigo ter uma boa visão de minha rua? 

Existe algum ponto cego onde alguém possa estar escondido?

Existe um carro estranho estacionado?

Necessito dar mais uma volta no quarteirão para que eu tenha uma visão completa do local antes de entrar com o meu carro?

Vi alguém estranho? Como procedo? 

Ligo para a minha casa avisando que voltarei daqui à alguns minutos e explico a situação?

Informo quem estiver em minha casa de que tranque as portas e janelas? 

Espero cerca de 10 minutos, e volto em direção contrária, caso a via me permita, voltando à passar em frente à minha residência para ver se está tudo bem?

O estranho continua parado no local? 

Ligo para a Polícia? 

Chamo a empresa de monitoramento? 

Vou para a casa de alguns conhecidos e peço para me acompanharem até à minha casa?

Percebeu com quantos detalhes você precisa se atentar? Nós sabemos que você teve um dia agitado, cansativo, mas nunca se esqueça de que pelo menos em situações de risco você precisa estar atento.

Será que o seu senso de alerta está baixo neste momento?

A distração é a oportunidade para que o criminoso lhe aborde.

Calma, não vá achar que você precise ser neurótico pensando em segurança à todo instante e que em todos os momentos você deva estar ligado em 220V. 

Não, saiba que você conseguirá isso naturalmente, aos poucos. É uma questão de disciplina.

No início parece um pouco cansativo se atentar à tantos detalhes, mas com prática você fará isso automaticamente com o mínimo de energia gasta, assim como você faz exercícios normalmente, quando já está condicionado. 

No que depender de nós, estaremos lhe dando retaguarda quando for necessário.


Atenciosamente,
Grupo CMA Serviços
www.grupocmaservicos.com.br
(43) 3154-3883

Nenhum comentário:

Postar um comentário