sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sanepar e Copel. Devo abrir a porta?


Texto: Grupo CMA Serviços



Recentemente ficamos sabendo de um roubo na cidade de Londrina onde um marginal entrou disfarçado de deficiente físico, usando muletas. Os espertinhos estão ficando abusados e criativos.


Nós não podemos esperar que isso diminua, pelo contrário, eles vão continuar inovando e para isso temos também que desenvolver soluções à fim de minimizar estes riscos.


O Grupo CMA Serviços está trazendo à vocês uma sugestão que pode minimizar as chances de que você seja pego de surpresa por um marginal disfarçado de funcionário da Copel, Sanepar, ou qualquer outra empresa terceirizada, fazendo com que você inocentemente abra a sua porta e seja mais uma vitima desta modalidade que está crescendo nas grandes cidades.


A dica é simples, mas valiosa, e pode fazer a diferença na hora que você atender um prestador de serviço.


Isso fará com que as empresas prestadoras de serviço também forcem os seus colaboradores à praticarem uma nova forma de trabalho, aumentando a segurança de seus próprios funcionários e clientes.


Quando você for surpreendido por uma visita inesperada por alguém se dizendo ser prestador de serviço de alguma empresa, jamais abra a porta, ou vá até o portão atendê-la.


Primeiro, porque você não solicitou nenhum tipo de serviço, e já diga isso ao falsário, lembrando de falar com ele à uma distância segura, se possível de uma janela com grades.


Mencione que quando você precisar de algum serviço, você entrará em contato com a empresa.


Dispense a pessoa educadamente sem dar à entender que você está desconfiado de algo. Saia da frente da visualização da pessoa e discretamente ligue imediatamente para a polícia. 


Em seguida avise a mencionada empresa que tem uma pessoa atuando em sua rua dizendo ser funcionário, para que a empresa já avise os clientes dela de um possível golpe na região.


Solicitei um serviço, como eu faço para saber se o profissional é mesmo funcionário da empresa?


É agora que queremos que você coloque em prática a nossa dica, forçando as empresas a mudarem a sua forma de trabalhar.


Já sabemos que é fácil um marginal conseguir uma roupa falsa, um crachá falso, à fim de praticar uma ação criminosa.

Então, o que fazer?


Quando você solicitar um serviço de alguma empresa terceirizada, combine de antemão com a central de atendimento uma senha, que pode ser números e letras, assim como fazemos quando usamos os nossos computadores em casa, quando acessamos a nossa conta corrente no auto atendimento dos bancos.


Hoje, tudo tem senha. E se tem senha, e se senha existe à muito tempo, está provado que é o meio mais seguro que existe ao acessar dados pessoais.


O procedimento neste caso seria o mesmo. O prestador de serviço ao chegar em seu comércio, apartamento, empresa, escritório ou residência, fará exatamente isso. Ele conseguirá acesso ao seu local, apenas se estiver uniformizado, com crachá de identificação e com uma senha pré-combinada entre você e a empresa. 

Antes de abrir a porta, grade, etc, ele pode passar o documento com o número da senha pela porta e bastará você apenas confirmar. Se for arriscado se aproximar, ele pode mencionar a senha verbalmente à uma distância segura, pelo interfone, por exemplo. Isso dependerá do local.


Quem vai dizer a senha completa será ele. Você apenas confirmará se está correta. Se a reação dele for de surpresa, você perceberá que já tem algo errado. E se ele for um marginal, já ficará totalmente rendido sem saber o que fazer. E o mais importante, você não cairá neste golpe.


Toda vez que você solicitar um outro serviço na mesma empresa, a senha vai mudar, para a sua própria segurança.


Esta ideia está partindo de nós e é uma outra ferramenta que precisa ser colocada em prática. Sem dúvida isso forçará as empresas que prestam serviço terceirizado à implantarem isso em seu sistema de trabalho, aumentando a segurança deles mesmos e a nossa.

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