quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Assalto à Veículo - Medidas de Prevenção




 
Artigo escrito por:

Luciano G.F.

Investigador de Polícia - São Paulo - SP



CUIDADOS EM VEÍCULOS



Os crimes contra carros e motos incluindo os furtos de interior de veículos são numerosos nas grandes cidades.



Alguns modelos são bem mais procurados do que outros, seja por causa do seu valor comercial no mercado negro seja por causa do comércio de peças usadas.



Procure saber se o modelo que você dirige é do tipo mais interessante para os ladrões, neste caso, redobre a atenção e os cuidados.



Não se conforte apenas pelo fato de você possuir seguro contra o roubo e furto de seu automóvel, o melhor é tentar evitar que ladrões se interessem pelo seu carro, pois infelizmente o crime de roubo de veículos é um dos que mais causa vítimas fatais.



Acessórios como rodas e equipamentos de som são um grande chamativo para os roubos e furtos.



Procure não utilizá-los ou não ostentar estes equipamentos que por si só estimulam a escolha de seu veículo como produto roubável.



Quando caminhar a seu veículo tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo. Em hipótese alguma fique parado no interior do carro principalmente à noite na porta de casa.



Carregue as chaves do carro em um chaveiro separado das chaves de sua residência.



Estacione em locais bem iluminados e onde exista circulação de pessoas.



Evite estacionar próximo de veículos ocupados.



Mantenha seu veículo em bom estado efetuando semestralmente uma manutenção preventiva para que não fique parado em local inseguro por causa de uma pane mecânica.



Antes de iniciar um deslocamento se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto, caso não conheça tenha à mão um guia ou faça um mapa do local.



Evite transitar durante a noite em locais pouco movimentados ou atravessar áreas de risco tais como favelas ou de alto índice de roubos.



Evite desvios que passem por ruas escuras e desertas.



Ao trafegar mantenha as portas travadas e as janelas fechadas, se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo.



Não deixe objetos de valor, como bolsas, telefones, óculos, etc. de forma visível no interior do veículo, mesmo quando em movimento.



Mantenha atenção sobre o que está ocorrendo ao seu redor, num ângulo de 360º. Os bandidos geralmente abordam pelo lado do motorista,vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos.



É muito raro um veículo ser abordado em movimento. Por isso tente manter seu veículo sempre rodando. Deixe boa distância do carro da frente, e quando perceber que o semáforo irá fechar, reduza a velocidade e administre o espaço de forma que quando você chegar ao ponto em que deveria parar, o farol já esteja abrindo novamente.



É interessante que seu veículo nunca fique totalmente parado! As “presas” mais fáceis são aquelas que vêm correndo, param no farol vermelho que acabou de fechar, e ficam ali durante 1 minuto ou mais com a janela aberta, rádio ligado, ostentando correntes, brincos,relógios e bolsas, pensando na “morte da bezerra”.



Se ao dirigir perceber que está sendo seguido, não vá para casa. Dirija-se até o posto policial mais próximo, shopping ou posto de gasolina e peça ajuda. Em certos casos, toque a buzina para chamar a atenção antes de descer do veículo.



Se for envolvido em uma colisão de pequenos danos em uma área isolada ou pouco movimentada, dirija-se para um local seguro antes de parar para verificar os danos.



Nunca dê caronas e muito cuidado ao parar para ajudar pessoas desconhecidas nas ruas.



Caso ocorra uma avaria que o veículo não possa trafegar faça o seguinte:



1. Encoste o veículo fora da via para que não atrapalhe o trânsito;


2. Retire seus pertences de valor do interior, tranque as portas e janelas e se afaste do carro;


3. Não fique dentro ou deixe qualquer pessoa aguardando no interior do veículo.


4. Procure um local seguro para aguardar resgate ou guincho LONGE DO VEÍCULO.



Se for abordado por um ladrão de carros recomendamos que não tente reagir e não haja de maneira agressiva. Entregue as chaves do carro e saia de perto. Comunique imediatamente o fato à Polícia e tente fornecer as informações sobre o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário