domingo, 6 de janeiro de 2013

Como evitar ser assaltado?

Matéria tirada do site: www.comofazer.com.br

Como Evitar ser Assaltado

Texto de: Diana Soares

A violência nos centros urbanos é algo que preocupa seus moradores, na realidade, as estatísticas são realmente assustadoras, são diversas pessoas assaltadas diariamente nas ruas, no trabalho, dentro do ônibus e em estabelecimentos comerciais.

Boa parte dos assaltantes não usam armas, eles sabem que o assalto a mão armada tem uma pena muito maior do que sem o uso de armas ou usando armas brancas (facas, soco inglês, cacos de vidro, etc.).

Já não há mais um horário em que os assaltos ocorram com mais frequência, é o local e a postura da pessoa que vai fazer dela um alvo fácil ou não.
Para evitar assaltos, leia as dicas abaixo.

Celular, tablets e notebooks

É o item mais roubado hoje em dia, os celulares são fáceis de trocar por entorpecentes, vender  ou são usados para mandá-los para presídios.

Para evitar o roubo deste tipo de aparelho, evite andar na rua mandando mensagens, acessando à internet e falado ao celular. Se precisar atendê-lo na rua, fique atento, na maioria das vezes os ladrões apenas tomam o celular da vítima, nem a abordam.

Manter o celular no modo silencioso, pode evitar que ele toque no meio de um assalto e te obrigue a entregar o aparelho.

O mesmo ocorre com notebooks e tablets, ficar olhando para eles enquanto anda de metrô ou ônibus pode atrair a atenção de bandidos e se você for abordado, terá que entregá-los.

Locais mais perigosos

Circular por locais desertos pode ser uma grande armadilha, evite passar por estes locais principalmente durante a noite e cedo pela manhã.

Por incrível que pareça, em locais muito movimentados, como centros de compra nas ruas, os assaltos são frequentes. Evite ficar parado com sacolas e bolsas grandes, se possível ande em duplas.

Esteja sempre atento e carregue as sacolas, bolsas e mochilas à frente do corpo, não facilite para os bandidos.

Ao verificar que está seguido, entre em qualquer local habitado e peça ajuda.

No carro

Crie o hábito de andar com os vidros fechados e as travas acionadas, fique atento e perceba quando qualquer pessoa se aproximar do carro, esqueça os estereótipos, já não existe uma ‘cara de ladrão’.

Não ostente relógios, medalhas, correntes e joias, isso chama a atenção dos ladrões.
Se perceber que está sendo seguido, não entre em desespero, dirija-se à ruas movimentadas e procure uma viatura policial para pedir ajuda.

Identificar seu veículo facilita a localização do mesmo, depois de roubar o carro, os ladrões retiram a placa, colocar adereços nele ajuda na sua identificação.

No ônibus

Separe o valor da condução antes de pagar a passagem para não mostrar bolinhos de notas. Evite ficar em vagões vazios e dentro do ônibus, sente-se próximo ao motorista, em geral, os ladrões pagam a passagem e assaltam a parte de trás do ônibus, pois há mais passageiros e a saída é próxima.

Evite descer em corredores de ônibus ou plataformas muito longas, prefira os terminais com acessos curtos e fáceis.

E se eu for assaltado, o que eu faço?

Mantenha a calma, não reaja nem tente dialogar com os bandidos, sua vida não tem preço.
A prevenção é o melhor remédio, evite andar com altas somas de dinheiro no bolso e deixe as joias, equipamentos eletrônicos e documentos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário