sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Medidas certas evitam assaltos à Bancos

Matéria tirada do site: http://www.sonoticias.com.br/noticias/9/167343/plano-de-combate-de-roubos-a-bancos-em-mt-e-aplicado-em-outros-estados-diz-curado

03 de Janeiro de 2013 - 16:48
Plano de combate de roubos a bancos em MT é aplicado em outros Estados, diz Curado
Fonte: Só Notícias (foto: Só Notícias/Marcilio Azevedo/arquivo)

Foto
Diogenes Curado
O Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso se tornou referência para outros estados da federação. A avaliação é do secretário Diógenes Curado Filho.  As medidas tomadas conta crimes contra instituições financeiras foram discutidas no colégio nacional dos secretários de Segurança Pública. São 15 ações de repressão e 20 de prevenção. "Vários Estados viram que essa forma de trabalho que utilizamos de enfrentamento aos assaltos a banco em Mato Grosso é positiva, e começaram a aplicar também. Rondônia, por exemplo, estava sofrendo muito com esse tipo de crime e procurou, com base no plano de Mato Grosso, coibir as práticas no Estado", falou Diógenes.
O Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco foi criado em 2011 após uma série de ataques à instituições financeiras em Mato Grosso, especialmente na modalidade que mais causa temor e chama a atenção da população, que é conhecida como "Novo Cangaço". "Por meio do plano integramos várias entidades públicas, inclusive dos setores de Inteligência como do Gaeco, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Percebemos que sem essa participação integrada da atividade de Inteligência não teríamos êxito no enfrentamento a esse tipo de problema, que tivemos muito sucesso no segundo semestre de 2012", destacou Curado.
Segundo o secretário, "no crime ocorrido no município de Comodoro, por exemplo, tivemos uma participação forte da Polícia Federal, da Inteligência da Polícia Civil e Gaeco, além da atuação da Polícia Militar, que ficou por mais de 30 dias consecutivos na mata em busca dos criminosos", falou. Cerca de 20 dias depois, quando assaltantes deixaram a mata com dinheiro roubado e seguiam a Cuiabá, foram cercados pela polícia, não se entregaram, houve tiroteio e 3 morreram. No Nortão, em outubro, em Marcelândia, foram 4 que assaltaram o Banco do Brasil e morreram em tiroteio, na mata.
A Secretaria de Segurança Pública reduziu em 64% os assaltos a banco em 2012 em relação a 2011 em Mato Grosso, sendo 37% de redução na modalidade "Novo Cangaço".
O secretário destacou ainda que o trabalho preventivo previsto no Plano foi fundamental no combate a esse tipo de crime. "O que a sociedade viu foi a repressão, esse enfrentamento. Mas fizemos muito na parte da prevenção. A forma como atuamos nos municípios levou a prisão de quadrilhas antes que elas agissem. E para esse trabalho de enfrentamento contamos com um corpo policial e uma estrutura condizente para buscar um resultado de sucesso. Temos três aeronaves no Estado que foi um fator de excelente resultado para as nossas ações. Essas aeronaves nos permitiu chegar o mais rápido possível ao local do crime. São investimentos qualificados que o Estado faz e que muitas vezes a população não vê, mas que tem um resultado muito positivo", disse.
Outra medida prevista no plano e que fortaleceu as ações de enfrentamento a esse tipo de crime em 2012 foi a criação das forças táticas nas cidades regionais de Mato Grosso. "O crime ocorrendo, imediatamente essas equipes chegam ao local. E pelo Plano Estadual de Prevenção e Repressão de Roubos à Banco criamos cercos nos locais usados como rotas de fuga, dificultando a saída dos bandidos", concluiu Diógenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário