quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Só 5% gasto em Segurança, será que é o suficiente?

Matéria tirada do Site: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/01/em-2012-sindicato-dos-bancarios-da-pb-registra-63-ocorrencias-em-bancos.html


Em 2012, sindicato dos bancários da PB registra 63 ocorrências em bancos

Houve uma redução de 12,5% em relação às ocorrências de 2011.
Em 2012, foram 63 ocorrências de arrombamentos, explosões e tentativas.


A violência contra agências bancárias na Paraíba teve uma redução de 12,5% em 2012 com relação a 2011, segundo o Sindicato dos Bancários no estado. Os números revelam que, em 2012, foram 63 ocorrências entre explosões, assaltos, arrombamentos e tentativas contra 72 em 2011.

Quando são comparadas as modalidades de crime, verifica-se que em todas elas também houve redução. O número de explosões em 2012 com relação a 2011 passou  de 38 para 29 casos (-23,7%).
O número de arrombamentos praticados contra agências bancárias em 2012 também caiu em comparação com 2011, passando de 16 para 9 (-43,7%).
As tentativas de assaltos, arrombamentos ou explosões também tiveram uma redução. Segundo o Sindicato dos Bancários, em 2011 foram nove contra cinco em 2012 (-44,44%).
Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, a redução foi tímida. “Essa redução na significa muita coisa, até porque os crimes continuaram a acontecer. Apesar dessa redução, 63 ocorrências é um número muito alto”, disse.
Marcos acredita em dois fatores como causa da violência contra as agências bancárias na Paraíba. “O primeiro é a deficiência no sistema de segurança do estado e o segundo é o desprezo que as agências bancárias dão aos clientes e aos profissionais que nela trabalham. Os bancos investem apenas 5% de tudo o que ganham em segurança pública, o que é insignificante”, explicou.
Central de autoatendimento bancário ficou destruída após explosão em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um desses projetos é o monitoramento externo das agências através de câmeras. “Ações como essas ajudariam e muito a inibir a ação dos bandidos e toda a população sairia ganhando”, disse.
Segurança comemora
O secretário executivo da Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, disse que a redução se deve a fatores como investimento em inteligência na polícia e integração com outros estados, o que fez, segundo ele, com que várias quadrilhas fossem desarticuladas em 2012.
Ele disse ainda que o resultado deve servir como estímulo para que o trabalho seja ainda mais intensificado.  "É uma redução que ainda precisa ser aprimorada. No entanto, podemos comemorar. Para 2013, vamos aprimorar ainda mais esse números, investindo no que vem dando certo", disse.
Agência bancária foi explodida na madrugada na cidade de Barra de Santa Rosa, PB (Foto: Waléria Assunção/TV Paraíba)Agência bancária foi explodida em Barra de Santa Rosa, PB (Foto: Waléria Assunção/TV Paraíba)




























Relembre alguns casos
No fim de dezembro, a polícia acredita que uma nova modalidade de crime contra as agências bancárias tenha sido usada pela primeira vez na Paraíba. O alvo da ação dos criminosos foi uma agência do Banco do Brasil, na cidade de Jacaraú, Mata paraibana. Com dispositivos eletrônicos, criminosos tentaram violar o software de um dos caixas da agência, o que possibilitaria, caso a ação tivesse dado certo, sacar todo o dinheiro, ainda de acordo com  a polícia.
A assessoria da agência explicou que a tentativa de violação ao software de um dos caixas do Banco do Brasil não deu certo porque o banco investe em tecnologia cada vez mais sofisticada.
No dia 19 de dezembro, na cidade de Boa Vista, Agreste da Paraíba, seis bandidos explodiram caixas eletrônicos de um banco privado de maneira ousada.
De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), os criminosos trancaram as portas da delegacia da cidade para impedir que os policiais de plantão agissem. Segundo o Sindicato dos Bancários, a ação foi a 61ª em 2012.
No dia 4 de dezembro, homens armados explodiram caixas eletrônicos em Princesa Isabel, no Sertão do estado. De acordo com a polícia, os criminosos usaram dinamites para explodir os equipamentos de um banco privado no Centro da cidade. O prédio teria ficado bastante destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário