sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Assalto à Pedestre - Medidas de Prevenção


Artigo escrito por:
Luciano G.F.
Investigador de Polícia - São Paulo - SP
 
É essencial que você tente minimizar as chances de se tornar uma vítima. 

Em geral os bandidos procuram os alvos mais fáceis ou os mais atrativos, ou seja, as vítimas mais “procuradas” são aquelas que estão distraídas ou, de alguma maneira estão ostentando artigos ou valores, apresentando ser uma “presa suculenta”.

Desta forma, nossas dicas são para que as pessoas adotem alguns comportamentos para diminuir o grau de atratividade.

Basicamente é uma questão de bom senso em relação à realidade em que vivemos e, invariavelmente nossos sentidos captam quando alguma coisa ruim esta para acontecer.

Preste sempre atenção ao que está ocorrendo à sua volta e esteja sempre sintonizado. Antes de mais nada, confie em seus instintos, se algo não parece bom não faça, mude o caminho ou deixe aquela tarefa para depois.
 
CUIDADOS EM LOCAIS PÚBLICOS

As chances de você ou uma pessoa de sua família ser vítima de roubos ao caminhar em locais públicos ou em recintos abertos são proporcionais ao grau de atratividade e de distração que você estiver apresentando no momento.

Novamente frisamos que criminosos procuram as “presas” mais “atraentes” ou as mais distraídas.

Tomando algumas precauções sensíveis, você pode minimizar bastante este risco. 

Ao planejar um trajeto a pé para fazer compras, passeio, ou serviços bancários, procure conhecer o local que você irá caminhar principalmente no que diz respeito à ocorrência de crimes, tipos de pessoas que costumam frequentar tal local, e tipos de roupas e adornos que podem ser utilizados de maneira segura nestas redondezas.

Por exemplo, andar a pé com um relógio Rolex bem à mostra não é uma boa ideia em diversos locais metropolitanos.

Você deve tentar se misturar, isto quer dizer que você não pode ser muito “diferente” do meio em que está situado principalmente no que diz respeito à ostentação de valores como joias, relógios, roupas caras, bolsas de grife, celulares, entre outros.

Você estará mais seguro se escolher caminhar por áreas iluminadas e mais movimentadas.

Ao caminhar, preste atenção ao que está ocorrendo ao seu redor, não fique completamente distraído ou falando ao celular.

Cuidado especial ao sacar dinheiro de caixas eletrônicos ou bancos, se possível tente evitar sacar grandes quantias em dinheiro. Observe para ver se não há ninguém suspeito em filas ou nas proximidades. Ao sair, preste atenção para atitudes estranhas ou se está sendo seguido.

Organize-se para ir menos aos caixas 24h.

Você pode distribuir seus valores pelo corpo. Por exemplo: Deixe o celular na bolsa, a carteira no bolso, e o dinheiro na jaqueta.

Uma boa medida de precaução é selecionar o que você carrega na carteira, por exemplo:

CNH: A Carteira Nacional de Habilitação é um dos poucos documentos que não pode ser fotocopiado ou plastificado. A nova CNH vem com a foto impressa (não dá para ser trocada) e também consta o número do RG e CPF do motorista.

Portanto, para quem já possui a nova Carteira de Habilitação, pode deixar em casa o RG e CPF

Cartões de Banco: O porte de muitos cartões de banco pode expô-lo ao perigo desnecessariamente.

Os marginais costumam avaliar o padrão financeiro das vítimas através do volume de cartões que estão portando. Programe-se para carregar apenas um cartão de banco. Lembre-se que os cartões de banco são "as meninas dos olhos" dos bandidos especializados na prática do sequestro relâmpago

Talão de Cheques: Crie o hábito de usar mais o seu talão de cheque, pois com isso você terá que ir menos ao banco ou caixa 24 horas. 

Muitos crimes são praticados quando os clientes deixam esses locais. A perda ou furto de um talão de cheques é facilmente bloqueado com um telefonema e como garantia deve a vítima registrar ocorrência na delegacia mais próxima.

Acostume-se a portar duas ou três folhinhas de cheque e não o talonário completo

Dinheiro: Entendemos que é um equívoco portar grande quantidade de cartões e nenhum montante em dinheiro na carteira pois, em nossa experiência, aprendemos que ladrões estão propensos a liberar vítimas que carregam algum dinheiro ao passo que tendem a sequestrar brevemente aquelas que portam vários cartões para tentar efetuar saques.

Tenha o cuidado de não mostrar quanto carrega ao abrir a carteira para pagar alguma coisa.
Carregue apenas dinheiro suficiente, de preferência ocultando as notas de maior valor.

Cuidado ao falar no celular ou utilizar aparelhos eletrônicos de maneira distraída, pois são um grande atrativo para os “batedores”.

Se alguém tentar levar alguma coisa de você é melhor que deixe levar do que entrar em confronto e correr o risco de se ferir.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário