terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Direção Defensiva - Parte 1



Esta é a primeira de três matérias que estaremos disponibilizando aqui em nosso Blog. Infelizmente, apesar de todas as mudanças tecnológicas fazendo com que os veículos trafeguem com uma maior segurança, o número de acidentes tem aumentado na região. 

A nossa proposta através destas informações, é conscientizar a população que nós, na maior parte dos acidentes, somos os responsáveis por eles.

Então, o que fazer? 
É aí que entra a nossa consciência. Será que eu tenho feito o meu dever de casa? Oriento os meus amigos, colegas, e outros em minha volta à terem responsabilidade ao dirigir?

Vamos nos unir por um trânsito mais suave, menos agressivo, e mais humano, onde existe o respeito e a cooperação.

Tenha uma boa leitura.

Fonte: DENATRAN

Direção Defensiva - Parte 1

Veremos nesta 1 parte:

A) A forma correta de dirigir
B) Como usar os Retrovisores
C) Aparelhos eletrônicos dentro do veículo
D) Os efeitos de drogas, álcool, medicamentos e humor ao dirigir
E) Como pilotar uma motocicleta

A - Como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir:

A sua posição correta ao dirigir evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo. Siga as orientações:

Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, evitando tensões;

Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus;

Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura dos ocupantes do veículo, de preferência na altura dos olhos;

Segure o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos. Assim você enxerga melhor o painel, acessa melhor os comandos do veículo e, nos veículos com “air bag”, não impede o seu funcionamento;

Procure manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evite apoiar os pés nos pedais, quando não os estiver usando;

Utilize calçados que fiquem bem fixos aos seus pés, para que você possa acionar os pedais rapidamente e com segurança;

Coloque o cinto de segurança, de maneira que ele se ajuste firmemente ao seu corpo. A faixa inferior deve passar pela região do abdome e a faixa transversal passar sobre o peito e não sobre o pescoço;

Fique em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verifique sempre o funcionamento de sistemas importantes como, por exemplo, a temperatura do motor.

B - Uso correto dos retrovisores

Quanto mais você enxerga o que acontece à sua volta enquanto dirige, maior a possibilidade de evitar situações de perigo.

Nos veículos com o retrovisor interno, sente-se na posição correta e ajuste-o numa posição que dê a você uma visão ampla do vidro traseiro.

Não coloque bagagens ou objetos que impeçam sua visão através do retrovisor interno;

Os retrovisores externos, esquerdo e direito, devem ser ajustados de maneira que você, sentado na posição de direção, enxergue o limite traseiro do seu veículo e com isso reduza a possibilidade de “pontos cegos” ou sem alcance visual.

Se não conseguir eliminar esses “pontos cegos”, antes de iniciar uma manobra, movimente a cabeça ou o corpo para encontrar outros ângulos de visão pelos espelhos externos, ou através da visão lateral.

Fique atento também aos ruídos dos motores dos outros veículos e só faça a manobra se estiver seguro de que não vai causar acidentes.

C - O problema da concentração:
telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem sua atenção ao dirigir

Como tomamos decisões no trânsito?

Muitas das coisas que fazemos no trânsito são automáticas, feitas sem que pensemos nelas. Depois que aprendemos a dirigir, não mais pensamos em todas as coisas que temos que fazer ao volante.

Este automatismo acontece após repetirmos muitas vezes os mesmos movimentos ou procedimentos.

Isso, no entanto, esconde um problema que está na base de muitos acidentes. Em condições normais, nosso cérebro leva alguns décimos de segundo para registrar as imagens que enxergamos.

Isso significa que, por mais atento que você esteja ao dirigir um veículo, vão existir, num breve espaço de tempo, situações que você não consegue observar.Os veículos em movimento mudam constantemente de posição.

Por exemplo, a 80 quilômetros por hora, um carro percorre 22 metros, em um único segundo. Se acontecer uma emergência, entre perceber o problema, tomar a decisão de frear, acionar o pedal e o veículo parar totalmente, vão ser necessários, pelo menos, 44 metros.

Se você estiver pouco concentrado ou não puder se concentrar totalmente na direção, seu tempo normal de reação vai aumentar, transformando os riscos do trânsito em perigos no trânsito.

D - Alguns dos fatores que diminuem a sua concentração e retardam os reflexos:

Consumir bebida alcoólica;

Usar drogas;

Usar medicamento que modifica o comportamento, de acordo com seu médico;

Ter participado, recentemente, de discussões fortes com familiares, no trabalho, ou por qualquer outro motivo;

Ficar muito tempo sem dormir, dormir pouco ou dormir muito mal;

Ingerir alimentos muito pesados, que acarretam sonolência.

Ingerir bebida alcoólica ou usar drogas, além de reduzir a concentração, afeta a coordenação motora, muda o comportamento e diminui o desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação.

Outros fatores que reduzem a concentração, apesar de muitos não perceberem isso:

Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja viva-voz;

Assistir televisão a bordo ao dirigir;

Ouvir aparelho de som em volume que não permita ouvir os sons do seu próprio veículo e dos demais;

Transportar animais soltos e desacompanhados no interior do veículo;

Transportar, no interior do veículo, objetos que possam se deslocar durante o percurso.

Nós não conseguimos manter nossa atenção concentrada durante o tempo todo enquanto dirigimos.

Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não.

Force a sua concentração no ato de dirigir, acostumando-se a observar sempre e alternadamente:

As informações no painel do veículo, como velocidade, combustível, sinais luminosos;

Os espelhos retrovisores;

A movimentação de outros veículos à sua frente, à sua traseira ou nas laterais;

A movimentação dos pedestres, em especial nas proximidades dos cruzamentos;

A posição de suas mãos no volante.

E - Dirigindo motocicletas

Um grande número de motociclistas precisa alterar urgentemente sua forma de dirigir. Mudar constantemente de faixa, ultrapassar pela direita, circular em velocidades incompatíveis com a segurança, circular entre veículos em movimento e sem guardar distância segura têm resultado num preocupante aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas em todo o país.

São muitas mortes e ferimentos graves que causam invalidez permanente e que poderiam ser evitados, simplesmente com uma direção mais segura. Se você dirige uma motocicleta ou um ciclomotor, pense nisso e não deixe de seguir as orientações abaixo:

Regras de segurança para condutores de motocicletas:

É obrigatório o uso de capacete de segurança para o condutor e o passageiro;

É obrigatório o uso de viseiras ou óculos de proteção;

É proibido transportar crianças com menos de 7 anos de idade;

É obrigatório manter o farol aceso quando em circulação, de dia ou de noite;

O CONDUTOR

As ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda;

A velocidade deve ser compatível com as condições e circunstâncias do momento, respeitando os limites fixados pela regulamentação da via;

Não circule entre faixas de tráfego;

Utilize roupas claras, tanto o condutor quanto o passageiro;

Solicite ao “carona” que movimente o corpo da mesma maneira que o condutor para garantir a estabilidade nas curvas;

Segure o guidom com as duas mãos.

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