segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sistema de Segurança contra asfixia





Fonte: Cruzeiro do Sul
Eduardo C. Filho

Sistema de Segurança para evitar asfixia em 

veículo trancado.


As pessoas se chocaram nos últimos meses com a sequência de mortes de crianças que foram esquecidas no banco de trás do carro pelos pais.

 Nos últimos quatro meses, três bebês morreram por causa de asfixia e de problemas com o calor.

O caso mais notório aconteceu em janeiro, quando o delegado da cidade de Santa Rosa/RS deixou sua filha de 11 meses dentro do veículo e só percebeu depois de mais de quatro horas.

A menina acabou morrendo por desidratação.

Diante destes casos, o executivo de tecnologia da HP, Alex Fávaro, de 31 anos pensou em uma solução para que estes problemas acabem.

A ideia consiste em implantar um sistema de alarmes e de detecção nos automóveis que identifica a presença de qualquer pessoa dentro de um carro caso esteja trancado.

O mecanismo funciona em três partes: primeiro um sensor nos bancos identifica se há alguém no carro de acordo com o peso.

Caso o sensor identifique uma criança recém-nascida presa no banco de trás, com a cadeirinha, o sistema automaticamente soará um alarme para avisar o proprietário do veículo.

Se nos próximos cinco minutos não aparecer ninguém para abrir o carro, o próprio sistema aciona o ar-condicionado e abre as janelas do veículo, impedindo o sufocamento do bebê.

Alex tem uma razão especial para se preocupar com este risco: é pai há seis meses e ao ver os problemas ocorridos, pensou nesta solução para proteger seu filho, desenvolvendo o projeto na empresa que trabalha.

Mas, além da ideia, Alex encabeça uma campanha para criar uma lei obrigando a todos os veículos fabricados no Brasil terem o sistema como item de série. Tanto o sistema como a proposta ganharam o nome de "Anjo da Guarda".

O projeto de lei está disponível na internet, através do site www.projetoanjodaguarda.com que disponibiliza um cadastro para assinatura virtual no site do Senado.

 De acordo com Fávaro, são necessárias 20 mil assinaturas até o dia 19 de junho para ser votado no Congresso Nacional e posteriormente sancionado pela Presidência da República.

Até agora a campanha não tem sido bem-sucedida. 

"Apenas 2% das assinaturas necessárias a gente conseguiu", lamenta Alex, mas ele ainda confia em um crescimento e no apoio de quem já conheceu a causa "tem o diretor da UNE (União Nacional dos Estudantes) do Rio Grande do Sul que declarou apoio à nossa causa, além da direção da HP, é claro."

De acordo com o executivo, os recursos a serem usados não afetarão o bolso:

 "O aparelho custa entre R$ 50,00 e R$ 100,00 para as montadoras, o que é um valor irrisório na construção do carro e para o consumidor, o custo será zero, porque virá de fábrica. O sistema é o mesmo usado no funcionamento dos air-bags quando há um acidente."

Apesar das dificuldades, Fávaro está confiante que a proposta será aceita e que o seu desejo será realizado. "No futuro, nenhuma criança morrerá mais dentro do carro graças a este mecanismo", enfatizou. Para mais informações, acesse o site do "Anjo da Guarda." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário