IDENTIFIQUE UMA DAS CAUSAS
NO AUMENTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Jogos bons e jogos ruins
Pesquisas já mostraram que
os videogames são ferramentas poderosas de aprendizagem.
Mas, de acordo com um novo
estudo, as lições serão positivas ou negativas dependendo do jogo.
Influências
positivas e negativas
Em um
novo trabalho, publicado na revista Nature
Reviews / Neuroscience, seis especialistas revisaram todos os estudos mais
recentes na área.
Esses
especialistas resumiram as formas positivas e negativas com que jogar videogame
pode afetar a cognição e o comportamento.
O
estudo explica como esse conhecimento pode ser aproveitado
para fins educativos e de reabilitação.
"O
que é mais valioso é que o estudo cita pesquisas que mostram que os videogames
podem contribuir para resolver problemas reais, e também que eles podem gerar
alguns benefícios reais" por si sós,
diz Gentile.
Resultados
positivos dos videogames
Gentile
cita pesquisas que demonstram que os videogames podem
ter efeitos benéficos.
Embora
poucos estudos tenham examinado os efeitos positivos dos jogos eletrônicos
sobre o comportamento social, estudos experimentais feitos nos EUA, Japão e
Cingapura revelaram que jogos pró-sociais melhoram o comportamento dos
jogadores para ajudar outras pessoas.
Em
um estudo longitudinal, os pesquisadores descobriram que as crianças que jogam
jogos pró-sociais no início do ano letivo demonstram um aumento nos
"comportamentos úteis" no decorrer do ano escolar.
"Se
o conteúdo é escolhido sabiamente, jogos de vídeo podem realmente melhorar
algumas habilidades," diz Gentile. "No geral, as pesquisas têm
demonstrado que eles são ferramentas de ensino muito mais poderosas do que
imaginávamos. Mas esse poder pode ser bom ou ruim."
Resultados
negativos dos videogames
Gentile
documenta também efeitos negativos dos videogames, "o que faz sentido
quando se considera que a maioria dos efeitos relatados são essencialmente
efeitos de aprendizagem," escreve ele.
O
pesquisador cita a meta-análise mais abrangente conduzida até hoje, liderada
por Craig Anderson, que incluiu 136 trabalhos, detalhando 381 testes
independentes, envolvendo 130.296 participantes.
Anderson
verificou que jogos violentos levam a aumentos significativos na
dessensibilização, alerta fisiológico, cognição agressiva e comportamento
agressivo. Foi documentada também uma diminuição no comportamento pró-social.
"Como
um psicólogo do desenvolvimento, eu me importo profundamente com a agressão
diária (verbal, relacional e física), enquanto os críticos da pesquisa parecem
estar mais interessados na violência criminal," opina ele.
Ele
relata que não há muitos estudos sobre como jogar videogames afeta a atenção
necessária na sala de aula. Mas as que existem sugerem que existe uma
correlação entre jogos de vídeo e problemas de atenção na escola.
Vício
em videogames
Gentile
também abordou o vício em videogames no artigo.
Além
de seus próprios estudos sobre o jogo patológico, ele afirma que já há dezenas
de estudos que mostram que o padrão de problemas enfrentados pelos jogadores
patológicos de videogames são muito semelhantes aos problemas apresentados
pelas pessoas com abuso de substâncias químicas ou vícios de
jogos não-eletrônicos.
Melhores
jogos educativos
O
pesquisador argumenta que os jogos eletrônicos são muito promissores para a
educação.
Contudo,
ele diz que o investimento em jogos educativos é uma pequena fração do valor
gasto no desenvolvimento de um único jogo de entretenimento comercial.
"Portanto",
escreve ele, "a maioria dos jogos educativos não são tão interessantes e
divertidos, mesmo em comparação com um jogo comercial medíocre."
Considerando
todos os efeitos diferentes dos videogames sobre o cérebro documentados no
artigo, Gentile diz-se esperançoso na redução do pensamento dicotômico que
impera no campo de pesquisa sobre os jogos.
"As
pesquisas existentes mostram que eles são ferramentas poderosas de ensino e,
portanto, nós precisamos aproveitar esse potencial, visando maximizar os
benefícios e minimizar os danos potenciais."
Nenhum comentário:
Postar um comentário