segunda-feira, 22 de abril de 2013

De Carro ou a Pé - Como eu devo andar?




Se estamos à pé ou dentro de um veículo, o segredo é não despertamos a atenção dos marginais que podem ver em nós a possibilidade de sermos um alvo fácil para eles.

Por isso podemos tomar medidas preventivas para não contribuirmos para uma tragédia.

O passo inicial de um marginal é estar atento ao cenário. E eles possuem todo o tempo do mundo, ao contrário de nós que vivemos na correria do dia a dia.

O marginal estuda os alvos, pré-analisa os resultados de sua abordagem e pode estar certo de que ele escolherá o alvo mais vulnerável possível.

Como um animal de caça, ele pega aquele que menos oferecerá resistência, pois a rapidez de sua ação determinará o seu sucesso.

- AO PARAR OU ESTACIONAR O VEÍCULO

Não tem solução, preciso parar o carro, pois o meu celular está tocando. O que fazer? 

Em situações assim você precisa, antes de tudo, estar atento ao que acontece em sua volta. 

Não se distraia atendendo ao celular, principalmente em lugares ermos, próximo de acostamentos com mato alto ou plantações, onde o bandido pode lhe surpreender. É melhor seguir em frente e retornar a ligação depois.

Se parar em algum posto de gasolina, de preferência, estacione de frente com o restaurante ou lanchonete, em lugar bem visível, e evite por completo estacionar entre caminhões ou fora da vista do ponto de vendas, pois você pode ser surpreendido. 

Se não houver estas condições mínimas de segurança, é melhor parar em outro posto de combustível.

- SEMÁFOROS E CRUZAMENTOS NA CIDADE

É impossível não parar numa fila de veículos, em horários de pico. O que fazer? 

Já ouviu aquele ditado que quem tem pressa come cru? Pois é exatamente isso o que acontece. 

Os apressadinhos no trânsito são os primeiros a chegarem e pararem no semáforo, ou bloquearem um cruzamento.

Os assaltantes estão atentos à isso, e com certeza vão atacar. 

O lado do condutor do veículo é o preferido. Assim sendo, se perceber que o semáforo vai fechar, ou que o cruzamento vai travar, diminua a velocidade, deixe os apressadinhos passarem, e controle a velocidade para que você não precise parar por completo. 

Se for parar, lembre-se de sempre ficar na faixa da direita, principalmente se estiver sozinho no veículo.

- ANDANDO À PÉ NAS RUAS

Todo cuidado é pouco e se for numa rua deserta o cuidado deve ser ainda maior. 

Quando caminhar e perceber que estranhos estão por perto, mantenha uma distância segura, o ideal para conseguir atravessar a rua ou entrar num comércio. 

Se a ameaça persiste ligue para algum conhecido lhe buscar. Dê preferência para ruas e avenidas populares e movimentadas.

Se não há como evitar trajetos perigosos, combine com outros que fazem o mesmo caminho para passarem juntos, diminuindo as chances de ser abordado, visto que você estará com várias pessoas, e não mais sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário