segunda-feira, 13 de maio de 2013

Golpe do cartão clonado volta a atacar!


Nestas últimas semanas, houve diversos relatos de pessoas que foram vítimas do golpe da máquina de cartão de crédito/débito.

Um golpe simples que na distração de nossa correria pode nos causar prejuízos que poderiam ser evitados.

O golpe consiste em o atendente (golpista) do ponto comercial segurar a máquina tapando discretamente o visor para que você digite a senha.

A tela onde você digita a senha é a tela onde se informa outros dados.

O que acontece?

A sua senha fica visível na tela, ao invés dos tradicionais asteriscos. 

O golpista memoriza os números, ou anota em algum local sem que você perceba.

Em seguida ele diz que a comunicação falhou, deu errado a transação, etc, e pede que você digite novamente, fazendo o processo corretamente.

Assim que você realiza a operação e vai embora, o golpista já tem o número do seu cartão que fica no canhoto que ele tem, pois a máquina emite duas vias. Ele também tem a sua senha.

De posse destas informações você tem o cartão clonado e nem precisa dizer o que vai acontecer depois, não é mesmo?

A nossa dica quando você for utilizar a maquininha é:
Tire das mãos do atendente e segure-a você mesmo, não deixando que ele veja os seus dedos apertando as teclas. Verifique no visor se você está na tela correta onde pede sua senha.

Se a máquina for daquela com fio, e (propositalmente) estiver com o fio curto para que você digite a senha com o seu braço esticado, peça para entrar até onde está a máquina. A pessoa não pode dificultar, se ela disser qualquer desculpa para que você não faça isso, desconfie e não digite a senha.

O seu maior risco é quando você está com pressa e não presta atenção aos detalhes. Quando você passa em pontos comerciais quando está viajando. Ou quando você está sob efeito de alguma bebida que baixa seu nível de concentração.

Cuidado para não cair neste golpe.

Se você comprovar uma ação assim, dirija-se até a Delegacia mais próxima e registre uma ocorrência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário