quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PHISHING - Saiba como se defender - Parte 1





Como se prevenir de ataques "Spear Phishing"

Embora softwares de segurança possam ajudar a prevenir ataques de "phishing", as pessoas estarem conscientes deste perigo é a melhor maneira de evitar perdas de dados e informações privilegiadas na internet.

Paul Rubens  - Esecurityplanet

Um funcionário desavisado recebe um e-mail sobre um serviço de entrega, e inocentemente clica em um link ou em um anexo da mensagem recebida para acompanhar o recebimento de seu pedido. Naquela fração de segundos, ele, sem saber, compromete a segurança de toda a rede de sua empresa, e inicia uma cadeia de eventos que vai abrir todos os dados da empresa em que trabalha.
Isso pode parecer um exagero? Talvez, mas cenários como este acontecem todos os dias com empresas que são vítimas de "spear phishing", ou alvo de ataques de e-mails maliciosos. Foi apenas um ataque de phishing que quebrou o sigilo de dados da Empresa de Segurança RSA em 2.011.
Estes ataques diferem dos mais comuns. Os Spears Phishings  são geralmente realizados por  criminosos sofisticados, que podem ser concorrentes industriais, espiões industriais e até mesmo motivados por interesses políticos. Enquanto fraudadores  geralmente tentam roubar apenas usuários, os Spears Phishings tentam comprometer toda a rede de segurança da sua empresa para roubar segredos corporativos, propriedade intelectual e outras informações valiosas.
E-mails são especialmente criados usando técnicas de engenharia social para atrair o destinatário a abrir um anexo malicioso, clicar em um link para algum site malicioso, ou simplesmente conseguir entrar em informações confidenciais, dentro de páginas idênticas às originais para colher suas senhas, credenciais de login, enquanto você navega dentro de um site falso.
E-mail e Emoção
"Phishers brincam com as emoções das pessoas, e muitas vezes lançam a curiosidade, o medo ou uma oferta de recompensa para despertar o seu interesse", diz Scott Greaux, um vice-presidente da empresa de anti-phishing  Phishme. "Eles, muitas vezes, atiçam a sua curiosidade dizendo que  você ganhou um presente - e quem não gosta de ganhar um presente? - ou avisar que a sua conta está prestes a ser fechada ou o seu boleto de pagamento está atrasado? Talvez o e-mail vai dizer que você ganhou um iPad em reconhecimento ao excelente trabalho para a sua empresa. "
A maneira mais simples para um phisher lançar um ataque é conseguir que o internauta clique em um anexo malicioso. Uma pesquisa realizada por uma empresa de segurança chamada FireEve revelou que no primeiro semestre deste ano, os nomes dos 23 por cento de anexos maliciosos incluíam as palavras "DHL "ou" notificação "e 12 por cento incluíram a palavra" entrega ". Nomes de anexos típicos incluíram "DHL document.zip", "Fedex_Invoice.zip" e "Label_Parcel_IS741-1345US.zip". O anexo malicioso que levou à violação de segurança RSA foi chamado de "2011 plan.xls de recrutamento."
Gateways de e-mail e anti-vírus scanners podem detectar muitos destes anexos de email, e por esta razão Greaux diz que este tipo de ataque spear phishing é cada vez mais sofisticado. "Anexos maliciosos ainda são comuns, mas há uma mudança em direção a e-mails que irão seduzir você a clicar em um link que leva para um site que, então, tenta explorar diversas vulnerabilidades em seu sistema."
Nota Grupo CMA: Isto está se tornando tão sofisticado que enquanto você navega num site idêntico ao original, este site malicioso está colhendo todos os dados de sua máquina e empresa. Os hackers copiam toda a linguagem em HTML do site original, criam um arquivo em PHP ou qualquer outro script de página de ação (para rastrear os detalhes que entrou na página falsa que eles criaram, idêntica a original), e o arquivo TXT para gravar tudo o que foi digitado nesta página falsa. Ou seja, você está totalmente vulnerável.
Hoje e amanhã estaremos tratando desde assunto.

Boa leitura.

Fonte: kioskea

Variante do Phishing, o spear phishing é um tipo de ataque usado por cibercriminosos que visam, particularmente, os usuários de empresas. Com base em métodos de engenharia social, este método é usado para roubar dados sensíveis para os profissionais, através de ataques por e-mail altamente personalizados. Quais são as características principais. Como evitá-lo?

O que é o Spear Phishing ?

O Spear phishing é uma técnica cibercriminosa baseada na processos de engenharia social, que é uma variante do phishing.
O vetor de ataque é o mesmo em ambos os casos: o e-mail. Um e-mail que parece legítimo (conteúdo e remetente) é enviado a um usuário com um convite:
- para abrir um anexo contendo um malware ou clicar em um link apontando para uma página web contendo um programa malicioso. Estas duas ações são projetadas para infectar seu computador, geralmente sem o conhecimento do usuário.
- para clicar em um link que leva a um formulário on-line para extrair informações confidenciais ou sensíveis.

Diferenças entre phishing e spear phishing

Modus operandi diferentes

Os modos de ataque diferem entre phishing e spear phishing:
  • O Phishing se baseia no envio em massa (aleatoriamente) de e-mails enganosos para um máximo de usuários.
  • O spear phishing é um ataque direcionado a um usuário ou um pequeno grupo de usuários com informações bem precisas e personalizadas que podem confundir a vigilância do(s) destinatário(s).

Dois objetivos geralmente diferentes

Os objetivos também diferem um pouco:
  • O Phishing é um scam (golpe) projetado, com muita frequência, para roubar informações bancárias ou usurpar a identidade de uma vítima por razões financeiras. Ele visa, principalmente, particulares.
  • O Spear phishing, mais inteligente, visa especificamente as pequenas e médias empresas e as grandes organizações. O objetivo é múltiplo:

- Tirar informações sensíveis do ponto de vista da propriedade intelectual
- Tirar informações importantes e/ou sensíveis (ex: dados de clientes, bancários).
- Espionar a concorrência sobre projetos em desenvolvimento.

Ataques do tipo spear phishing : características


O site Esecurityplanet, fez um inventário com os diferentes tipos de ataque do tipo Spear phishing, conforme você já viu acima.
Veja três características notáveis:
  • E-mail contendo um anexo com palavras no título: "DHL" ou "notificação" (23% dos casos), entrega (12%) ou "faturamento". Este tipo de ataque tende a diminuir devido à eficácia dos filtros de spam.
  • E-mail contendo um link clicável apontando para uma página web infectada: o malware é capaz de explorar uma falha de segurança no sistema do PC/sistema de informações. Esta é a tendência atual.
  • Mensagem que pode despertar o interesse e/ou brincar com as emoções do destinatário. Em objeto: "fechamento iminente de uma conta ", recepção de um pacote pendente".

Se proteger contra os ataques do tipo Spear Phishing : dicas
 
Na empresa:
  • Priorizar soluções antispams, incluindo recursos de sandboxing, que criam um ambiente seguro entre os aplicativos e o disco rígido e, assim, impedir a instalação de programas maliciosos.
  • Sensibilizar os funcionários da empresa com as características do Spear Phishing. Ocasionalmente, simular ataques fictícios para testar a sua vigilância.
  • Restringir o acesso remoto à rede da empresa.
  • Supervisionar o uso de mensagens pessoais no trabalho. Os webmails pessoais são particularmente visados pelo Spear Phishing.
  • Impor senhas complexas para os acessos profissionais

    Em termos pessoais
  • Melhor controlar a sua identidade digital: limitando as informações públicas compartilhadas em redes sociais. Em geral, os "spear phishers" recolhem dados pessoais on-line para personalizar seus ataques (ex: data de nascimento, interesses). Faça um traço de referência (benchmark) dos vestígios que você deixar no Google.
  • Nunca clique em URLs encurtados. De modo geral, examine cuidadosamente os URLs contidos em e-mails duvidosos.

 Amanhã postaremos mais informações importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário