quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Roubo e Furto de moto - Como evitar?




Nós não recomendamos nenhum tipo de equipamento específico, por isso não estamos falando de marcas e modelos. Esta é uma decisão pessoal.

A nossa finalidade é orientá-lo quanto as características de cada acessório.

Para evitar furto / roubo:

Fonte: Luís Sucupira - Jornalista e Publicitário e Roberio - Carros e Corridas
Revisado por Grupo CMA Serviços

EQUIPAMENTOS:

BLOQUEADOR
Se você optar por um bloqueador saiba que ele consiste em um aparelho eletrônico, que bloqueia o pulso da ignição, ou seja, a vela não produz faísca, automaticamente o motor não pega. Alguns possuem sensor de presença, que você pode esconder em algum ponto de sua roupa.
Para que isso serve? O bloqueador precisa sentir a presença próxima deste sensor, senão quem tentar furtar a sua moto, não vai conseguir ligá-la, por causa da falta deste sensor que estará com você.

ALARME BLOQUEADOR
Além da função bloqueador, como o nome já diz, alarma com o toque de uma sirene, chamando a atenção de todos que estiverem em volta da moto.
Muito cuidado na escolha deste equipamento, pois tocar em falso, sem necessidade, causa muitos transtornos à outras pessoas pelo barulho que a sirene faz.

RASTREADOR
Além de alarme, possui um GPS e um telefone GSM dentro. Recebe e envia informações para uma central. Bloqueia a moto, com um alto índice de localização. Pode envolver no pacote aparelho e mensalidade. Não pega em todo lugar.  Alguns já estão sendo vendidos sem mensalidade, mas precisa ser analisado bem se é de confiança. Alguns permitem que se visualize onde moto andou, em qual velocidade e também se está ligada ou não. Pode ainda criar uma “cerca eletrônica” e caso a moto saia do perímetro delimitado o motociclista é avisado por SMS.

TRAVA DE COROA OU GARFO
Se trata de uma trava com chave instalada na bengala da moto ou na balança traseira. Se coloca um pino de metal que segura a coroa da moto imóvel. Isso trava a roda e dificulta a remoção da moto.  A trava de garfo funcional de forma semelhante, porém trava a roda da frente.

CADEADO DE DISCO
É um cadeado de disco específico para o disco de freio da moto. Ele fecha em um dos orifícios do disco e isso impossibilita a moto de sair do lugar. É pratico, pequeno e não fica fixo na moto.
O simples fato do ladrão ver o cadeado, se ele não dispuser de ferramenta para rompê-lo naquele momento, o fará procurar outra moto, sem cadeado/tranca é claro. É muito barato e vale a pena. Recomendo qualquer tranca de disco de freio, se possível em cores chamativas para desanimar o ladrão ao ver a tranca.

CORRENTE E CABO DE AÇO
Uma corrente de segurança para moto, geralmente  já vem com um cadeado embutido e com um revestimento plástico para minimizar a corrosão do metal. É durável, fácil de usar, mas a corrente já não é muito eficiente porque se um marginal tiver um alicate adequado, ele corta facilmente a corrente.

SEGREDO
Se trata de um interruptor elétrico, que serve para interromper ou não o pulso da ignição. Funciona como um bloqueador, mas não é eletrônico. É apenas um interruptor que desliga a moto e impede que seja ligada. É semelhante ao corta-corrente que vem de fábrica, só que fica em um local escondido. A segurança dele está no local que você escolhe para escondê-lo na moto.

Nota importante sobre segredos, travas, cadeados, correntes e similares: A maioria dos roubos de motos ocorre em dois momentos distintos. Nos semáforos e quando você está estacionando ou saindo com sua moto. Portanto, correntes, segredos, travas etc ajudam, mas não servem de nada se estiver rodando ou quando você os tira da moto para rodar. É importante lembrar que o efeito surpresa é sempre favorável ao ladrão. Minha sugestão é: escolha algo melhor, mesmo que seja mais caro.

VACINAS
Além de rastreadores e bloqueadores, tem o sistema antifurto que afasta ainda mais os assaltantes. Chama-se: “Vacina contra roubo”. O sistema de proteção consiste em gravar o número da placa da moto em mais 30 partes da motocicleta, além das três já existentes de fábrica onde está gravado o número do chassi. Junto com o kit você receberá três adesivos que informam ao ladrão que a moto está ‘vacinada’.

O que fazer quando de uma tentativa de assalto?

As dicas para evitar roubos de motos são bem semelhantes às destinadas e prevenir-se contra roubos de carros, porém com algumas diferenças.

No momento do assalto: Não reaja e não tente fugir com a moto mesmo que ela seja de alta cilindrada.

Não realize movimentos bruscos.

Uma dica da polícia é sempre levantar as mãos, isso chama a atenção das pessoas em volta.

No mundo inteiro esse gesto é interpretado como um assalto em andamento. Lembre-se que o ladrão sempre chega de capacete e nunca estará só. Haverá sempre alguém dando apoio a ele.

Preste atenção ao que está à sua volta: Preste atenção à sua volta quanto à aproximação de outras motos, principalmente se perceber que elas têm dois ocupantes. Evite andar sozinho, especialmente à noite. Se estiver com garupa, é bem melhor.

Evite locais isolados e mal iluminados. Uma dica que funciona é sempre que perceber uma moto com duas pessoas em atitude suspeita, deixe passar, mude de faixa.

Movimente-se e saia da pista. Faça um retorno ou dê a volta no quarteirão. Um movimento rápido pode fazer você sumir da visão e do retrovisor dos suspeitos.

Procure parar sempre em vias movimentadas. Em lugares suspeitos tente parar na faixa do meio e entre carros, de preferência próximo ao carro da frente.

Como não vai dar para correr dos assaltantes, pois corre o risco de levar um tiro, pelo menos eles perderão muito tempo manobrando a moto.

Ao parar nos semáforos desconfie sempre de quem se aproxima, mesmo que não pareçam suspeitos, principalmente se estiverem dois numa moto. Ao chegar e ao sair de casa dê uma olhada antes na rua. Se perceber a presença de suspeitos, não saia ou não entre. Tente seguir o mais rápido possível a um local seguro e chame a polícia.

Sempre prefira sair em grupo. As ações de roubo de moto em grupo são sempre infinitamente menores. Cuide da manutenção da sua motocicleta para não correr o risco de ficar parado na estrada ou nas ruas. Se o pneu furar tente não parar imediatamente. Rode um pouco mais e pare em local seguro e iluminado.

Aos esquecidos é bom tomar muito cuidado para não deixar a chave na motocicleta, mesmo que por alguns segundos e, cuidado com a pane seca.

Cuidado com lombadas, pois é nesta hora que bandidos podem aparecer. Se você ao chegar vê alguém mexendo na sua moto não corra até a moto e nem grite.

Chame a polícia ou acione o alarme da moto de distância segura.

E repetindo: NUNCA REAJA, SEMPRE faça movimentos lentos e anunciados; desça da moto. SUA VIDA É SEMPRE MUITO MAIS IMPORTANTE.

Obs; Conforme o jornalista mencionou nesta matéria, nós deixamos a nossa análise para o final:

Quando você instala qualquer destes equipamentos acima, não saia contando vantagem, nem mesmo para o seu melhor amigo. Em casos de furto ou roubo, mesmo tendo a sua moto recuperada, não entre em detalhes informando que sua moto foi recuperada por causa do equipamento que você instalou nela.

Quanto menos informação, e mais segredo, mais segura a sua moto estará.

A questão aqui é desestimular o bandido. Ele precisa ver que o risco de ser pego furtando a sua moto é muito maior do que outras motos que não possuem sistema de segurança.

Nós não entramos em detalhes técnicos sobre cada equipamento porque torna a leitura enfadonha. Apenas mencionamos as suas funcionalidades.  Por isso escolha o equipamento que você julga ser o mais interessante e apropriado para você e busque mais detalhes técnicos à respeito.

O que nós não queremos, principalmente para você cidadão trabalhador, que usa sua moto para ir trabalhar e estudar, que você não perca o seu patrimônio, ainda mais se não estiver segurado, e ainda por cima estiver pagando financiamento.

O arrependimento é terrível. Se proteja do imprevisto. Não subestime a sua vida.

Veja outras dicas de quem já foi roubado


Evite estacionar a moto na rua. Por maiores que sejam os acessórios de segurança, podem simplesmente encostar um furgão ao lado da moto e levar embora (principalmente moto pequena). Além disso, o ladrão pode ficar vigiando a moto até que você chegue perto, para então te assaltar. Tente localizar um estacionamento com seguro.

Se precisar parar na rua, sempre estacione ao lado de outras motos, nunca deixe sua moto sozinha ou destacada do grupo (de motos) - onde há muitas motos, há sempre um motoqueiro chegando para pegar a dele, e isto inibe a ação de ladrões.


Estacione em ruas bem iluminadas à noite. Evite estacionar em ruas paralelas, onde há poucos transeuntes. Locais escuros então, nem pensar.


Quando estiver voltando para apanhar sua moto, antes de se aproximar (disfarçadamente) dê uma boa olhada em volta, para ver se não tem ninguém suspeito (indivíduo parado próximo, normalmente com casaco ou camisa larga para esconder a arma em baixo, dupla de caras "à toa", aguardando não se sabe o quê ali perto, etc.). Se desconfiar, disfarce, dê meia volta e aguarde um pouco para ter certeza de que não há risco.


Não deixe a sua moto dormir na rua, nem por uma noite. Se onde mora não tem garagem, alugue um estacionamento ou consiga espaço para guardá-la com o vizinho/amigo. Se for pernoitar com ela fora de casa, procure verificar antes se no destino haverá um local seguro também para a moto pernoitar, e se não houver, prefira ir de ônibus.


Nunca fique ocioso ao lado da sua moto na rua, mostrando ou conversando com amigos, acelerando ou sentado em cima, mesmo que isso seja na rua da sua casa. O ladrão sempre chega de surpresa e te rende. Nunca fique perto da moto se não estiver rodando com ela. Os amigos curtem a sua moto, mas quem tem que cuidar do patrimônio e dos custos é você. Deixe pra fazer isso num local mais seguro.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Volta às aulas - O meu filho corre perigo? - Parte 3



Esta terceira parte é um resumo do que consideramos nas outras duas.
É importante estar atento à estes sinais.

O Meu filho é vítima, conivente ou pratica o Bullying?

Fonte: Bullying Pro


Como saber se seu filho(a) é vítima de bullying?
Apresenta, com frequência, desculpas para faltar às aulas ou indisposições, como dores de cabeça, de estômago, diarreia, vômitos, antecedendo o horário de ir à escola?;  
Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes?;
Apresenta desmotivação com os estudos, queda do rendimento escolar ou dificuldades de concentração e de aprendizagem? 
Regressa da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais escolares sujos ou danificados?; 
Apresenta frequentemente aspecto contrariado, deprimido, aflito ou tem medo de voltar sozinho da escola?; 
Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas, de fazer amizades? 
Vive isolado em seu mundo, sem querer contato com outras pessoas, senão os familiares?

O que fazer se o seu filho é a vítima?
Observe qualquer mudança no comportamento, por mais insignificante que lhe pareça; 
Estimule para que fale sobre o seu dia a dia na escola, ouvindo atentamente, sem críticas ou julgamentos; 
Lembre-se: o diálogo não se dá apenas por perguntas e respostas, mas é preciso criar um espaço emocional onde haja aceitação, para que se exponha com segurança. não culpe a criança pela vitimização sofrida; 
Transforme o seu lar num local de refúgio e segurança, através da manifestação de afeto e apoio incondicional; 
Ajude a criança a expressar-se com segurança e confiança, evitando orientá-la ao revide; 
Valorize os aspectos positivos da criança e converse sobre suas dificuldades pessoais e escolares. fazendo assim, estará fortalecendo a sua autoestima e sua resistência imunológica; 
Procure ajuda psicológica e de profissionais especializados no assunto, quando perceber que a situação é mais séria e está gerando sintomas frequentes ou reações emocionais indesejáveis; 
Não ignore a vitimização, acreditando que “isso faz parte do aprendizado”, ou que “ajudará a superar as adversidades da vida”. é necessário que haja intervenção promotora da educação para a paz; 
Lembre-se: as consequências da vitimização podem ultrapassar o período acadêmico e comprometer a vida familiar, profissional e social, além da saúde emocional.

Como descobrir se seu filho pratica bullying?
Apresenta distanciamento e falta de adaptação aos objetivos escolares? 
Regressa da escola com ar de superioridade, exteriorizando ou tentando impor sua autoridade sobre alguém?; 
Apresenta aspecto e/ou atitudes irritadiças, mostrando-se intolerante frente a qualquer situação ou aos diferentes aspectos das pessoas? 
Costuma resolver seus problemas, valendo-se da sua força física e/ou psicológica? 
Apresenta atitude hostil, desafiante e agressiva com os irmãos e pais, podendo chegar a ponto de atemorizá-los sem levar em conta a idade ou a diferença de força física?; 
Porta objetos ou dinheiro sem justificar sua origem?; 
Apresenta habilidades em sair-se de “situações difíceis”?

O que fazer se seu filho pratica bullying?
 
Se o seu filho(a) pratica Bullying, sugerimos os seguintes procedimentos
Observe atentamente o comportamento e os sentimentos expressos pela criança, sem críticas ou pré provocações (reforçá-lo criticamente); 
Mantenha a tranquilidade e a calma. Converse objetivando encontrar os motivos pelos quais age (que o leva a agir) dessa maneira; 
Reflita sobre o modelo educativo que você está oferecendo ao seu filho(a). Sem dúvida, o uso da violência e das explosões emocionais para se fazer obedecido, além do excesso ou falta de limites, podem estar colaborando para que esses tipos de comportamentos sejam introjetados e reproduzidos contra outros; (o que aprende ou sofre em casa); 
Evite bater ou aplicar castigos demasiadamente severos. isso só poderá promover raiva e ressentimentos, além de raiva. procure profissionais que possam auxiliá-lo a lidar com esse tipo de comportamento.

O que a escola pode fazer para prevenir o bullying?
Conscientizar toda a comunidade educativa sobre o bullying; 
Proporcionar atividades que trabalhem os sentimentos dos alunos, visando o resgate da saúde emocional; 
Desenvolver atividades solidárias, esportivas, culturais, manuais, visando a canalizar a agressividade para ações pró-ativas; 
Ensinar os alunos a conviver e respeitar as diferenças; 
Desenvolver a educação em valores humanos como a tolerância e a solidariedade, os caminhos da paz.

Quais são os critérios para identificar o bullying?
 
Ações repetitivas contra mesma vítima, num período prolongado de tempo; desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima; ausência de motivos que justifiquem os ataques; além de uma série de sentimentos negativos mobilizados e sequelas emocionais, resultantes para aqueles que são vitimados.

Quais são as formas de maus-tratos utilizadas por praticantes de bullying?
 
As formas de maus-tratos são: físico (bater, chutar, beliscar); verbal (apelidar, xingar, zoar); moral (difamar, caluniar, discriminar); sexual (abusar, assediar, insinuar); psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir); material (furtar, roubar, destroçar pertences); e virtual (zoar, discriminar, difamar, através da Internet e celular).