Nós não recomendamos nenhum tipo de equipamento
específico, por isso não estamos falando de marcas e modelos. Esta é uma
decisão pessoal.
A nossa finalidade é orientá-lo quanto as
características de cada acessório.
Para evitar furto / roubo:
Fonte: Luís Sucupira - Jornalista e Publicitário e
Roberio - Carros e Corridas
Revisado por Grupo CMA Serviços
EQUIPAMENTOS:
BLOQUEADOR
Se você optar por um bloqueador saiba que ele
consiste em um aparelho eletrônico, que bloqueia o pulso da ignição, ou seja, a
vela não produz faísca, automaticamente o motor não pega. Alguns possuem sensor
de presença, que você pode esconder em algum ponto de sua roupa.
Para que isso serve? O bloqueador precisa sentir a
presença próxima deste sensor, senão quem tentar furtar a sua moto, não vai
conseguir ligá-la, por causa da falta deste sensor que estará com você.
ALARME BLOQUEADOR
Além da função bloqueador, como o nome já diz,
alarma com o toque de uma sirene, chamando a atenção de todos que estiverem em
volta da moto.
Muito cuidado na escolha deste equipamento, pois
tocar em falso, sem necessidade, causa muitos transtornos à outras pessoas pelo
barulho que a sirene faz.
RASTREADOR
Além de alarme, possui um GPS e um telefone GSM
dentro. Recebe e envia informações para uma central. Bloqueia a moto, com um
alto índice de localização. Pode envolver no pacote aparelho e mensalidade. Não
pega em todo lugar. Alguns já estão
sendo vendidos sem mensalidade, mas precisa ser analisado bem se é de
confiança.
Alguns permitem que se visualize onde moto andou, em qual velocidade e também
se está ligada ou não. Pode ainda criar uma “cerca eletrônica” e caso a moto
saia do perímetro delimitado o motociclista é avisado por SMS.
TRAVA DE COROA OU GARFO
Se trata de uma trava com chave instalada na bengala
da moto ou na balança traseira. Se coloca um pino de metal que segura a coroa
da moto imóvel. Isso trava a roda e dificulta a remoção da moto. A trava de garfo funcional de forma
semelhante, porém trava a roda da frente.
CADEADO DE DISCO
É um cadeado de disco específico para
o disco de freio da moto. Ele fecha em um dos orifícios do disco e isso
impossibilita a moto de sair do lugar. É pratico, pequeno e não fica fixo na
moto.
O simples fato do ladrão ver o
cadeado, se ele não dispuser de ferramenta para rompê-lo naquele momento, o
fará procurar outra moto, sem cadeado/tranca é claro. É muito barato e vale a
pena. Recomendo qualquer tranca de disco de freio, se possível em cores
chamativas para desanimar o ladrão ao ver a tranca.
CORRENTE E CABO DE AÇO
Uma corrente de segurança para moto,
geralmente já vem com um cadeado
embutido e com um revestimento plástico para minimizar a corrosão do metal. É
durável, fácil de usar, mas a corrente já não é muito eficiente porque se um
marginal tiver um alicate adequado, ele corta facilmente a corrente.
SEGREDO
Se trata de um interruptor elétrico,
que serve para interromper ou não o pulso da ignição. Funciona como um
bloqueador, mas não é eletrônico. É apenas um interruptor que desliga a moto e
impede que seja ligada. É semelhante ao corta-corrente que vem de fábrica, só
que fica em um local escondido. A segurança dele está no local que você escolhe
para escondê-lo na moto.
Nota importante sobre segredos, travas, cadeados, correntes e similares: A
maioria dos roubos de motos ocorre em dois momentos distintos. Nos semáforos e
quando você está estacionando ou saindo com sua moto. Portanto, correntes,
segredos, travas etc ajudam, mas não servem de nada se estiver rodando ou
quando você os tira da moto para rodar. É importante lembrar que o efeito
surpresa é sempre favorável ao ladrão. Minha sugestão é: escolha algo melhor,
mesmo que seja mais caro.
VACINAS
Além de rastreadores e
bloqueadores, tem o sistema antifurto que afasta ainda mais os assaltantes.
Chama-se: “Vacina contra roubo”. O sistema de proteção consiste em gravar o
número da placa da moto em mais 30 partes da motocicleta, além das três já
existentes de fábrica onde está gravado o número do chassi. Junto com o kit
você receberá três adesivos que informam ao ladrão que a moto está ‘vacinada’.
O que fazer quando de uma tentativa de assalto?
As dicas para evitar roubos de motos
são bem semelhantes às destinadas e prevenir-se contra roubos de carros, porém
com algumas diferenças.
No momento do assalto: Não reaja e não
tente fugir com a moto mesmo que ela seja de alta cilindrada.
Não realize movimentos bruscos.
Uma dica da polícia é sempre levantar
as mãos, isso chama a atenção das pessoas em volta.
No mundo inteiro esse gesto é
interpretado como um assalto em andamento. Lembre-se que o ladrão sempre chega
de capacete e nunca estará só. Haverá sempre alguém dando apoio a ele.
Preste atenção ao que está à sua volta: Preste atenção à sua
volta quanto à aproximação de outras motos, principalmente se perceber que elas
têm dois ocupantes. Evite andar sozinho, especialmente à noite. Se estiver com
garupa, é bem melhor.
Evite locais isolados e mal iluminados.
Uma dica que funciona é sempre que perceber uma moto com duas pessoas em
atitude suspeita, deixe passar, mude de faixa.
Movimente-se e saia da pista. Faça um
retorno ou dê a volta no quarteirão. Um movimento rápido pode fazer você sumir
da visão e do retrovisor dos suspeitos.
Procure parar sempre em vias
movimentadas. Em lugares suspeitos tente parar na faixa do meio e entre carros,
de preferência próximo ao carro da frente.
Como não vai dar para correr dos
assaltantes, pois corre o risco de levar um tiro, pelo menos eles perderão
muito tempo manobrando a moto.
Ao parar nos semáforos desconfie
sempre de quem se aproxima, mesmo que não pareçam suspeitos, principalmente se
estiverem dois numa moto. Ao chegar e ao sair de casa dê uma olhada antes na
rua. Se perceber a presença de suspeitos, não saia ou não entre. Tente seguir o
mais rápido possível a um local seguro e chame a polícia.
Sempre prefira sair em grupo. As ações
de roubo de moto em grupo são sempre infinitamente menores. Cuide da manutenção
da sua motocicleta para não correr o risco de ficar parado na estrada ou nas
ruas. Se o pneu furar tente não parar imediatamente. Rode um pouco mais e pare
em local seguro e iluminado.
Aos esquecidos é bom tomar muito
cuidado para não deixar a chave na motocicleta, mesmo que por alguns segundos
e, cuidado com a pane seca.
Cuidado com lombadas, pois é nesta hora que bandidos podem aparecer. Se você ao chegar vê alguém mexendo na sua moto não corra até a moto e nem grite.
Chame a polícia ou acione o alarme da
moto de distância segura.
E repetindo: NUNCA REAJA, SEMPRE faça movimentos lentos e anunciados; desça da moto. SUA VIDA É SEMPRE MUITO MAIS IMPORTANTE.
Obs; Conforme o jornalista mencionou
nesta matéria, nós deixamos a nossa análise para o final:
Quando você instala qualquer destes
equipamentos acima, não saia contando vantagem, nem mesmo para o seu melhor
amigo. Em casos de furto ou roubo, mesmo tendo a sua moto recuperada, não entre
em detalhes informando que sua moto foi recuperada por causa do equipamento que
você instalou nela.
Quanto menos informação, e mais
segredo, mais segura a sua moto estará.
A questão aqui é desestimular o
bandido. Ele precisa ver que o risco de ser pego furtando a sua moto é muito
maior do que outras motos que não possuem sistema de segurança.
Nós não entramos em detalhes técnicos
sobre cada equipamento porque torna a leitura enfadonha. Apenas mencionamos as
suas funcionalidades. Por isso escolha o
equipamento que você julga ser o mais interessante e apropriado para você e
busque mais detalhes técnicos à respeito.
O que nós não queremos, principalmente
para você cidadão trabalhador, que usa sua moto para ir trabalhar e estudar,
que você não perca o seu patrimônio, ainda mais se não estiver segurado, e
ainda por cima estiver pagando financiamento.
O arrependimento é terrível. Se
proteja do imprevisto. Não subestime a sua vida.
Veja outras dicas de quem já foi
roubado
Evite estacionar a moto na rua. Por maiores que sejam os acessórios de
segurança, podem simplesmente encostar um furgão ao lado da moto e levar
embora (principalmente moto pequena). Além disso, o ladrão pode ficar
vigiando a moto até que você chegue perto, para então te assaltar. Tente
localizar um estacionamento com seguro.
Se precisar parar na rua, sempre estacione ao lado de outras motos, nunca deixe sua moto sozinha ou destacada do grupo (de motos) - onde há muitas motos, há sempre um motoqueiro chegando para pegar a dele, e isto inibe a ação de ladrões. |
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Estacione em ruas bem iluminadas à noite. Evite estacionar em ruas paralelas, onde há
poucos transeuntes. Locais escuros então, nem pensar.
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Quando estiver voltando para apanhar sua moto, antes de se aproximar (disfarçadamente) dê uma
boa olhada em volta, para ver se não tem ninguém suspeito (indivíduo parado
próximo, normalmente com casaco ou camisa larga para esconder a arma em
baixo, dupla de caras "à toa", aguardando não se sabe o quê ali
perto, etc.). Se desconfiar, disfarce, dê meia volta e aguarde um pouco para
ter certeza de que não há risco.
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Não deixe a sua moto dormir na rua, nem por uma noite. Se onde mora não tem
garagem, alugue um estacionamento ou consiga espaço para guardá-la com o
vizinho/amigo. Se for pernoitar com ela fora de casa, procure verificar antes
se no destino haverá um local seguro também para a moto pernoitar, e se não
houver, prefira ir de ônibus.
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Nunca
fique ocioso ao lado da sua moto na
rua, mostrando ou conversando com amigos, acelerando ou sentado em
cima, mesmo que isso seja na rua da sua casa. O ladrão sempre chega de
surpresa e te rende. Nunca fique perto da moto se não estiver rodando com
ela. Os amigos curtem a sua moto, mas quem tem que cuidar do patrimônio e dos
custos é você. Deixe pra fazer isso num local mais seguro.
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